MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

19/12/2018, 06:00

Alerta precário


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Muitas pessoas foram pegas de surpresa na noite de segunda-feira com o temporal que atingiu a região. De acordo com a Defesa Civil, a principal ação de prevenção é o aviso emitido através de SMS. Porém, os avisos não são precisos, e acabaram caindo no descrédito. Na maioria das vezes em que são emitidos, as previsões de temporais com granizos acabam não se confirmando. Ou seja, a única ferramenta precisa ser aprimorada e não é suficiente para alertar à população.

Plano
Não é aceitável que apenas o envio de SMS seja considerada a principal ação de prevenção. É preciso discutir a situação dos rios, a dragagem apontada como essencial para evitar nova enchente em Tubarão, a verificação das encostas e um plano de evacuação. A população precisa estar ciente sobre como deve agir. Isso cabe à Defesa Civil, visitando e esclarecendo a situação bairro a bairro. A mobilização não pode ocorrer somente após cada temporal. Precisa ser uma ação contínua.

Campanha
Inspirados pela campanha Justiça pela Paz em Casa, que busca fortalecer a rede de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a comarca de Braço do Norte realizou palestras no mês de novembro em escolas dos municípios que abrange e solicitou aos estudantes que produzissem trabalhos em apoio ao tema, como desenhos ou textos. O resultado desta ação, que teve a participação de quase 400 alunos, pode ser conferido nos corredores do fórum da cidade.

Falta manutenção
Começou mais uma temporada de verão e a ponte de Congonhas voltou a ser assunto. Após uma série de problemas, incluindo a dificuldade para fazer os acessos, a obra foi concluída. Sem que a estrada fosse pavimentada, o problema, agora, voltam a ser os acessos, que estão esburacados. É preciso manutenção constante no local.

Sem IPVA
A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou, ontem, o projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos. A matéria agora segue para apreciação no Plenário.

Contas
Ao todo, cinco deputados estaduais, um deputado federal e um senador tiveram as contas das campanhas eleitorais rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Todos eles foram diplomados e irão recorrer. No futuro, eles poderão ser julgados caso o Ministério Público Eleitoral ingresse com uma ação. Os eleitos com contas rejeitadas são Esperidião Amin (PP), ao Senado; Rodrigo Coelho (PSB), eleito deputado federal; e os deputados estaduais eleitos Ana Caroline Campagnolo (PSL), Ivan Naatz (PV), Jessé de Faria Lopes (PSL), Luciane Maria Carminatti (PT), Nazareno Martins (PSB) e Ricardo João Peluso Alba (PSL).



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

Brusque vence e Peixe garante Série D

19/12/2018, 06:00

SEGURANÇA

Foragido do presídio é preso pela PM

19/12/2018, 06:00

GERAL

Um novo Mercado Público com nova vista

19/12/2018, 06:00

GERAL

Recurso de R$ 30 milhões irá acelerar crescimento de TB

19/12/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL