MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

28/11/2018, 06:00

Horta incentiva alunos a cuidarem da saúde


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Para ressaltar a importância de uma merenda saudável e favorecer o consumo de legumes e verduras plantados e colhidos pela própria comunidade e pela escola, as professoras do CEI Leonor Lima Brasil, em Tubarão, criaram um projeto de conservação da horta escolar. O projeto incentiva a participação direta dos alunos nas atividades ligadas ao uso do solo.

Além disso,  busca o contato com a natureza, para proporcionar uma forma de aprendizado saudável e criativa. As hortas da escola foram preparadas no formato dos sinais da matemática, feitas inteiramente com garrafas recicláveis. A maneira de implantação também é uma forma de levar aos alunos, através do lúdico, as noções sobre números e contas matemáticas.

Segundo a diretora do CEI, Rosilene Machado Ferreira, o projeto foi criado com base em objetivos pedagógicos. “Cuidando dos alimentos e entendendo seu plantio, as crianças do CEI podem se sensibilizar e se conscientizar de que a vida depende de cada cidadão desse planeta”, conta ela.

O projeto visa despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; dar oportunidade aos alunos para aprenderem a cultivar plantas utilizadas como alimentos; conscientizar sobre a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo; ensinar sobre a degustação do alimento semeado, cultivado e colhido; e também sobre a importância de criar, na escola, uma área verde produtiva, pela qual todos se sintam responsáveis.

“Um projeto como este traz diversos benefícios aos pequenos estudantes: é um estímulo à inserção alimentar e nutricional no currículo escolar (e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino); favorece uma mudança nos hábitos alimentares dos alunos; e valoriza o intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre aluno e comunidade”, avalia a diretora.



Veja tudo sobre: educação, saúde
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Bazar beneficente do HNSC é neste sábado

28/11/2018, 06:00

GERAL

Voos regionais estão em negociação para Jaguaruna

28/11/2018, 06:00

GERAL

Inicia pavimentação asfáltica na estrada geral Nova Estrela, em São Ludgero

28/11/2018, 06:00

SEGURANÇA

Agente da PM salva bebê engasgado

28/11/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL