MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

20/11/2018, 06:00

Alunos de Tubarão produzem livro de charges


Daiane Fernandes 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


A leitura muda o mundo e deixa a imaginação aflorar. Com este embasamento, alunos do 6º ano da Escola Henrique Fontes, de Tubarão, produziram um livro de charges. As produções tiveram como base uma matéria veiculada no Diário do Sul e obras que eles leram durante o bimestre, em atividade escolar.

Conforme a professora Renata Boa Hora Goulart, que leciona língua portuguesa para a turma, os alunos fizeram um debate com base na reportagem do DS que falava sobre a feira do livro, realizada em Tubarão. “Conversamos sobre a importância da leitura e descobrimos que a feira contou com centenas de opções de livros e com um preço acessível. A partir de então, fomos estudar a origem da charge”, explica a professora.

Com a pesquisa, a professora diz que os alunos descobriram que uma ilustração humorística envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de chamar atenção ou satirizar algum acontecimento. “Descobrimos que a primeira charge publicada no Brasil foi em 1837, e tinha como título: ‘A Campainha e o Cujo’, e foi criada por Manuel José de Araújo”, afirma Renata.

Após a pesquisa e com base nos livros lidos pelos alunos durante o bimestre, os estudantes criaram um livro de charges com o tema: A importância da leitura. “Este foi reproduzido e entregue aos discentes, que ficaram maravilhados com tal criação, pois tudo foi feito por eles”, comenta a professora.

Para a aluna do 6º ano Sofia Pilon, a leitura do jornal ou livro mexe com as emoções. “Podem nos fazer rir ou chorar”, diz. Já seu colega Lucas Barduíno Teles completa que ler é como mergulhar em uma piscina de ideias.


Parceria

Todos os estudantes da unidade têm realizado atividades através do projeto educação, do Diário do Sul, intitulado “Informando o Cidadão do Futuro”, que tem apoio da Tubarão Saneamento.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Agente da PM salva bebê engasgado

20/11/2018, 06:00

DIVERSÃO

Unisul apresenta Café com Amor e Canção

20/11/2018, 06:00

GERAL

Encontro de Surdos é neste sábado, em Laguna

20/11/2018, 06:00

ESPORTES

Leão joga visando oitavas de final

20/11/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL