MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

20/11/2018, 06:00

Artigo: Palavras ao professor, colega e amigo


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Mauri Luiz Heerdt
Reitor da Unisul

 

Passados sete dias do falecimento de José Müller, primeiro reitor eleito da Unisul, continuo a me perguntar sobre qual desses três níveis de relacionamento foi o mais importante, qual deles me deixou mais marcas e profundos ensinamentos. Provavelmente, jamais conseguirei, porque, seja como professor, colega ou amigo, sua presença sempre inspirava reflexão e questionamento. Müller era um idealista, um visionário, na verdade, mas não no sentido de imaginar coisas impossíveis. Foi um visionário no sentido de conseguir ver o que ninguém nem sequer pensava, de vislumbrar soluções lógicas para fomentar o crescimento – tanto de um estudante quanto de uma região inteira.

Fui aluno de Müller em Geopolítica. Vivenciei ali essa habilidade especial que ele tinha em transitar do local ao global, extraindo daí experiências e formas de atuar que hoje se tornaram um modelo na pauta de muitos, que é compreender o global para atuar localmente. Já nos anos 60 e 70, Müller ensinava que era preciso estudar outras culturas para entender melhor a nossa. Já nos ensinava a partir de uma perspectiva inovadora.

Como dirigente, e neste quesito me enquadro como colega, Müller foi o primeiro a trazer a ideia de participação, não apenas na sala de aula, mas também no âmbito da gestão. Lembro-me de um caso que exemplifica bem essa postura em favor da liberdade e da iniciativa de expressar ideias. Certa vez, um dos integrantes da reitoria perguntou ao Müller: posso ousar discordar de você? E Müller, serenamente, respondeu: agora você chegou à sua maturidade como gestor!

Para ele, discordar era o início de uma boa troca de ideias, era o princípio da autonomia. Como educador ou como dirigente de uma instituição que estava apenas no início, a autonomia significava, sobretudo, uma “bandeira” a ser erguida com convicção por todos, de alguma forma, ligados ao desenvolvimento da Unisul. Também o estudante precisa desenvolver a autonomia, dizia ele. Precisa aprender fazendo. E nisso, igualmente, há mais de 50 anos, Müller era precursor, na Unisul, do incentivo à pesquisa.

Eternamente apaixonado por grandes ideias, algumas vezes polêmico, Müller representa bem a própria alma desta universidade comunitária e dos desafios que conseguimos vencer. Coincidentemente, no mesmo salão nobre, onde foram prestadas a ele nossas últimas homenagens, aconteceram os grandes embates da Fessc para a Unisul se transformar em universidade. Aquele espaço abriga também parte significativa da história pessoal de Müller. Foi ali que se casou, no salão nobre, que um dia foi a capela do Colégio Dehon.

Müller, o primeiro reitor eleito da Unisul, foi, antes de tudo, um pensador iluminado pela certeza de que fé e ciência devem andar juntas. Dedicou um livro a essa união, Fé e Ciência, publicado em 2017 pela Editora Unisul. Nessa obra, Müller reafirma o estudioso inquieto que era; expressa todo o vigor de sua inteligência múltipla, sempre nos convidando a ousarmos seguir pelos caminhos de uma reflexão incomum. Este é o legado do nosso professor, colega e amigo.

Que o legado de José Müller permaneça inscrito não somente na história da Unisul, mas siga inspirando vivamente seus colegas, alunos, amigos e, muito além deles, produzindo os bons frutos que deixam todos os grandes pensadores.



Veja tudo sobre: artigo, reitor
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Projeto de reforma do Mauá é apresentado

20/11/2018, 06:00

ESPORTES

Peixe recebe dirigente do River Plate

20/11/2018, 06:00

SEGURANÇA

Vítima fica presa às ferragens em acidente no Morro do Formigão

20/11/2018, 06:00

GERAL

Hospital de Laguna fica sem atendimento eletivo

20/11/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL