MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

12/10/2018, 06:00

Existe lei na internet


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Além das discussões acaloradas nas redes sociais, outra marca desta eleição é a grande quantidade de notícias falsas compartilhadas. Na maioria das vezes de forma proposital. Mas se engana quem pensa que a internet é uma terra sem lei. Ontem, a Polícia Federal informou que vai investigar denúncias feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) contra 10 suspeitos de produzirem notícias falsas. Parte delas, que circularam nas redes sociais no primeiro turno, era contra o próprio sistema de votação, principalmente as urnas. Depois do domingo de eleições, a equipe do TRE-SC identificou os perfis nas redes sociais, sendo alguns de Santa Catarina e outros de fora do Estado. A lista foi entregue para a Polícia Federal.

Falso
Em um dos vídeos que circulam na internet, principalmente através do WhatsApp, o eleitor vota no número 17, mas aparece como voto nulo. A única fraude encontrada foi exatamente o vídeo. O eleitor diz estar em Mossoró (RN). No Rio Grande do Norte, não havia nenhum candidato do PSL na disputa pelo governo estadual. Portanto, confirmar o voto para governador no número 17 no estado significou dar um voto nulo.

Campanha
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na quinta-feira o plano de mídia para a campanha eleitoral de segundo turno, que detalha como será exibida a propaganda no rádio e na TV dos candidatos à Presidência da República. Os programas começam nesta sexta e vão até o dia 26 de outubro, antevéspera da votação. A primeira propaganda, no dia 12, será de Jair Bolsonaro (PSL), pelo fato de ter obtido mais votos no primeiro turno. Depois, será a vez de Fernando Haddad (PT), segundo colocado.

No Estado
As propagandas para governador no segundo turno, em 13 estados, incluindo Santa Catarina, e no Distrito Federal, seguem as mesmas regras. O horário: no rádio, os programas começam às 7h10 e às 12h10, e na TV, às 13h10 e 20h40.

Pesquisa
O Datafolha divulgou na quarta-feira o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. Nos votos válidos, Bolsonaro tem 58% e Fernando Haddad (PT) aparece com  42%. Nos votos totais, a disputa fica 49% contra 36%. 

Ponte será fechada
Para ampliar a rede de abastecimento de água, a Tubarão Saneamento realizará, de sexta-feira a domingo, intervenções no trânsito da Ponte Orlando Francalacci (Quartel), avenida Presidente Getúlio Vargas e Rua Lauro Müller. O abastecimento de água ficará comprometido no domingo para as unidades consumidoras do bairro Revoredo, em Tubarão, e no município de Capivari de Baixo. A Ponte Orlando Francalacci ficará totalmente fechada durante os três dias.

Desconto de até 90%
Já está em vigor a lei que institui o Programa de Regularização Fiscal de Orleans (Refis). Os contribuintes que devem tributos e taxas municipais podem negociar os débitos com descontos de até 90% em multas no pagamento à vista. O objetivo do programa é oferecer condições especiais para os contribuintes e empresas que possuem dívidas de tributos com o município.

Despedida
Morreu na madrugada de quinta-feira, em Florianópolis, aos 62 anos, o jornalista e historiador de Laguna Celso Martins da Silveira Júnior, vítima de infarto. Atuante na imprensa catarinense desde a década de 70, Celso trabalhou nos jornais A Gazeta, O Estado, Jornal de Santa Catarina e A Notícia, além da rádio Guarujá e TV Barriga Verde. Velório e sepultamento ocorreram em Santo Antônio de Lisboa.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Um novo Mercado Público com nova vista

12/10/2018, 06:00

ESPORTES

Ciclista tubaronense participará de prova internacional

12/10/2018, 06:00

ESPORTES

Corrida do Bem reúne mais de 560 atletas em Tubarão

12/10/2018, 06:00

ESPORTES

Brusque vence e Peixe garante Série D

12/10/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL