MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

08/10/2018, 06:00

Voltamos a ter representatividade


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

A região da Amurel voltou a ter força política. Longe ainda do esperado, mas voltamos a ter representatividade. Na Assembleia Legislativa, Felipe Estevão (PSL) e Volnei Weber (MDB) conseguiram ser eleitos. O primeiro é de Laguna; e o segundo, de São Ludgero. Além de Júlio Garcia (PSD), que não é daqui, mas tem forte ligação com a Amurel. Na Câmara Federal, nenhum candidato especificamente da região conquistou uma vaga, mas Geovânia de Sá (PSDB) e Daniel Freitas (PSL) foram eleitos. Ela destinou recursos para os nossos municípios e a família dele tem empresa em Tubarão. No governo do Estado, o candidato da Cidade Azul comandante Moisés (PSL) disputa o segundo turno com Gelson Merisio (PSD).

Volnei e Pepê
A votação de Volnei Weber foi considerada excelente, alcançando 41.353 votos e mostrando a força de seu nome na região do Vale, principalmente. Pepê Collaço (PP) não conseguiu se eleger, mas fez boa votação. Com 24.911, o progressista superou os votos do saudoso Manoel Bertoncini (PSDB). Em 2006, o ex-prefeito teve 21.839 votos.

Tancredo e Edi
Edi Carlos (PSB) teve uma votação bem expressiva e chegou a surpreender alguns concorrentes. Um novo nome e sem nunca ter ocupado uma cadeira na Câmara, ele somou 11.421 votos. Já o vereador José Luiz Tancredo somou 5.640 votos, o que não é ruim. Ambos buscavam vaga como deputado federal.

PT
Os candidatos ao PT de Tubarão não tiveram votação expressiva. Olavio Falchetti conseguiu 7.369 votos para a Alesc. Um número bem baixo para um ex-prefeito. Claudemir da Rosa, para a Câmara Federal, ficou com 2.936. Ou seja, ficou claro que um não pediu voto para o outro, e que Olavio tem mais votos fora do PT.

Edinho
Edinho Bez (MDB) sofreu uma grande derrota nesta eleição. Após ser eleito suplente de deputado federal em 2014, com 102 mil votos, ele conquistou, desta vez, 45.954. Edinho pagou o preço por ser um político tradicional em um momento em que a maioria dos eleitores buscava candidatos com um novo perfil.

Lédio
Na corrida ao Senado, Lédio Rosa (PT) foi considerado muito bem votado. Novo na política, ele conseguiu se igualar a Ideli Salvatti, do mesmo partido. Lédio teve 327 mil votos no Estado, e ela, 336 mil.

Surpreendentes
Os dois candidatos da região e os grandes vitoriosos de ontem foram, sem dúvida, Lucas Esmeraldino e comandante Moisés, ambos do PSL. Lucas desbancou Paulo Bauer (PSDB) e Raimundo Colombo (PSD), sendo o terceiro mais votado no Estado, com 1.161 milhão de votos. Foi ele o responsável por criar e organizar o partido no Estado. A votação de Moisés também foi surpreendente e ele chega ao segundo turno para o governo do Estado concorrendo a uma eleição pela primeira vez.

Sujeira
O candidato que suja escolas e vias públicas na véspera e dia da eleição comete crime ambiental e pode responder por crime de boca de urna. A distribuição de santinhos também só poderia ser feita até as 22h de sábado. Apesar disso, mesmo em menor volume, se comparada a outras eleições, a prática ainda continua sendo registrada.

Cobertura
A equipe do DS fez uma cobertura especial do pleito eleitoral durante todo o dia de ontem. Logo cedo, eleitores gravaram depoimentos sobre as eleições, em vídeo disponível no site e nas redes sociais do jornal. As principais informações e fatos também foram atualizados em tempo real, assim como o resultado das urnas.

FilasNeste pleito, a sensação que se teve é que as filas estavam maiores e o tempo de espera também aumentou. Nas redes sociais havia bastante reclamações. A lentidão, pelo que se observou, foi por conta também da demora para o reconhecimento das digitais nos equipamentos.

Mentiras
Se nas ruas a situação esteve controlada durante o pleito e os problemas foram pontuais, nas redes sociais foi um verdadeiro festival de notícias e depoimentos falsos. Ao que parece, para realmente confundir e gerar indignação entre os eleitores.

 



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Incêndio em depósito de carnes deixa prejuízo de R$ 400 mil

08/10/2018, 06:00

ESPORTES

Tubarão Sub-20 perde para o Joinville jogando em casa

08/10/2018, 06:00

GERAL

Mudanças na Área Azul de Tubarão iniciam hoje

08/10/2018, 06:00

ESPORTES

De São Ludgero para a Seleção Brasileira

08/10/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL