MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

04/09/2018, 06:00

Falta de legista gera problema no IML


Daiane Fernandes 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

O Núcleo de Perícias de Tubarão enfrenta um grave problema: a falta de profissionais. Há pelo menos dois meses o Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão e Laguna conta apenas com dois médicos legistas.

Contudo, a situação se agravou quando um dos profissionais ficou doente e o plantão precisou ser ‘levado’ para Criciúma.

De acordo com o responsável pelo Núcleo de Perícias de Tubarão, Flávio Almeida, atualmente apenas um médico legista atua. “No entanto, ele, como qualquer ser humano, tem direito à folga. Com o descanso dele, ficamos sem médico legista, e precisamos nos deslocar para necropsias e exames de corpo de delito no núcleo que está mais próximo, ou seja, em Criciúma”, informa Flávio.

Com isso, Flávio explica que, no caso de mortes, como o corpo precisa ser levado até Criciúma, isso demanda maior tempo na liberação para os familiares, sobrecarrega a equipe que atende, e deixa o plantão tumultuado. “É uma situação crítica que temos enfrentado, e todos os dias levamos o alerta ao Estado”, diz perito.

Flávio conta que o problema é recorrente não apenas na região Sul, mas em toda Santa Catarina. “Um dos nossos médicos está em licença, pois está prestes a se aposentar. Não recebemos efetivo há pelo menos oito anos”, desabafa Flávio. “No caso de morte, o IML leva e traz o corpo. Mas, no caso de exame de corpo de delito, quando não há perito disponível na região, a pessoa tem que se deslocar até Criciúma”, completa.

A situação deve continuar sem expectativa de melhoria. “Nesse ano, por conta do período eleitoral, não deverá haver concurso, e acredito que não haverá convocação de novos servidores. Nós seguimos com o trabalho conforme conseguimos, e pedimos que a sociedade entenda a situação delicada, inerente à nossa vontade, pela qual estamos passando”, pede Flávio.



Veja tudo sobre: iml
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Hospital de Laguna fica sem atendimento eletivo

04/09/2018, 06:00

GERAL

Ivane Fretta: iluminação foi licitada pela Celesc

04/09/2018, 06:00

SEGURANÇA

Vítima fica presa às ferragens em acidente no Morro do Formigão

04/09/2018, 06:00

SEGURANÇA

Carro pega fogo após colidir

04/09/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL