MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

06/08/2018, 06:00

Por mais, com menos


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Terminou ontem o prazo para a realização das convenções partidárias, nas quais foram homologados os candidatos nas eleições de outubro. Depois de amargar um de seus piores desempenhos em 2014, quando não elegeu nenhum deputado federal, e apenas um estadual, a Amurel terá um número menor de candidatos.
Quatro anos atrás, 27 representantes da região buscaram uma vaga na Alesc, ou na Câmara dos Deputados. Agora, 16 nomes estão homologados para a disputa (confira a lista completa na página 6). A esperança é de que, com menos nomes, as chances regionais sejam maiores.

Fato novo
Uma das novidades na região nas eleições deste ano é a presença de candidatos ao Senado. Enquanto em 2014 não houve nenhum, neste ano temos dois nomes confirmados por seus partidos: Lucas Esmeraldino (PSL) e Lédio Rosa de Andrade (PT). Ambos tiveram suas candidaturas oficializadas neste fim de semana.

Pelo sul
Vale lembrar que ampliar a representatividade política é o objetivo da campanha “Do Sul pelo Sul”, que conta com a participação da Associação Empresarial de Tubarão (Acit). A exemplo de movimentos anteriores, a expectativa é unificar a voz da classe empresarial em torno de bandeiras em prol do desenvolvimento da região, que resultem em mais representantes.

Curso para mesários
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o curso de capacitação a distância para mesários, por meio do Portal de Educação a Distância (educacao.tse.jus.br). O acesso será liberado a partir do próximo sábado para os mesários que vão atuar em Santa Catarina.  A estimativa é de que aproximadamente 65 mil mesários trabalhem durante as eleições no Estado. As orientações de como será realizado o treinamento, assim como o acesso à chave de inscrição, estarão disponíveis no ‘portal do eleitor’, no site do TRE (www.tre-sc.jus.br).

Assunto nacional
A cidade de Pescaria Brava é assunto numa longa reportagem publicada ontem pelo site da BBC Brasil. Com o título “Cidade mais jovem do Brasil expõe dilemas sobre criação de municípios”, a matéria usa o caso regional como exemplo para colocar em debate a questão da criação de novas cidades no país. “Com apenas cinco anos de idade, a pequena Pescaria Brava, cidade com menos de dez mil habitantes no Litoral de Santa Catarina, já enfrenta problemas financeiros de ‘gente grande’”, inicia o texto.

DIFICULDADES
Entre as dificuldades apontadas está a rejeição das contas públicas por três anos consecutivos pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC). A reportagem destaca que o tema voltou à pauta com a possibilidade de que a Câmara dos Deputados vote, nas próximas semanas, um projeto que pode facilitar o surgimento de novas cidades. A proposta, com origem no Senado, tramita em urgência na Câmara.

REUNIÕES NA CAPITAL
O presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Edson Antônio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, participam hoje de reuniões na capital. Às 10h30, eles se reúnem com o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Jr., para conversar sobre a implementação de um Hub de Saúde em Tubarão. Ao meio-dia, eles estarão na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), onde a pauta será o Centro de Inovação. À tarde está programada uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Adenilso Biasus, tratando de novas parcerias para o desenvolvimento na cidade.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Recurso de R$ 30 milhões irá acelerar crescimento de TB

06/08/2018, 06:00

ESPORTES

Corrida do Bem reúne mais de 560 atletas em Tubarão

06/08/2018, 06:00

SEGURANÇA

Atropelamento mata homem na BR-101

06/08/2018, 06:00

SEGURANÇA

Foragido do presídio é preso pela PM

06/08/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL