MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

18/07/2018, 06:00

Número de micro e pequenas empresas cresce


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


O número de micro e pequenas empresas (MEIs) vem crescendo a cada ano no Brasil, e também em Tubarão. É o que mostram os dados do Portal do Empreendedor, do governo do Estado. Só na Cidade Azul foram criados 688 MEIs entre maio de 2017 e maio deste ano. O número mostra um crescimento de mais de 20% do setor.

Atualmente, Tubarão conta com 4.071 micro ou pequenas empresas. Um levantamento feito pela prefeitura no ano passado revela que a maior parte desses MEIs está na área de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, exatamente 31,1%. Em seguida, está a indústria de transformação, aquela que transforma a matéria-prima em um produto final, com 15,4%. Em terceiro vem o setor de prestação de serviços, com 12,5%.

O aumento nos números tem motivo. Segundo a agente de desenvolvimento da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Adriana Caporal, a facilidade em se tornar um MEI e a falta de benefícios que a informalidade traz são alguns dos fatores que provocam esse crescimento. “Para se formalizar, desde que esteja com a documentação toda em dia, em 30 minutos sai daqui, da sala do empreendedor, com o CNPJ e com os boletos de contribuição. É muito fácil e prático. Depois, encaminhamos os dados pelo nosso sistema interno, para dar entrada nos alvarás”, conta Adriana.

O MEI é o pequeno empresário individual que tem faturamento limitado de R$ 81 mil por ano, que não participa como sócio, administrador ou titular de outra empresa, que contrata, no máximo, um empregado, e que exerce uma das atividades econômicas previstas pela lei. Ao se formalizar, o microempreendedor individual passa a ter cobertura previdenciária para si e seus dependentes.

Em Tubarão, quem quer se tornar um microempreendedor individual conta com a sala do empreendedor. É lá onde os empresários podem sanar dúvidas jurídicas, de legislação, sobre formas de crédito, contas públicas e tudo o que estiver relacionado à abertura ou ao fechamento de um negócio. A sala está localizada na sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico, na rua Professora Eugênia dos Reis Perito, nº, bairro Passagem. O Sebrae, em todo o país, também ajuda quem quer se tornar MEI. 



Veja tudo sobre: economia
 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Meia Maratona acontece neste domingo

18/07/2018, 06:00

DIVERSÃO

Escoteiros fazem ação em escola neste sábado

18/07/2018, 06:00

GERAL

Mês certo para casar varia para cada história

18/07/2018, 06:00

GERAL

Amigos criam ambiente criativo para diversas áreas profissionais

18/07/2018, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL