MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

16/11/2017, 06:00

Artigo: A nossa Unisul


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Mauri Luiz Heerdt
Professor e Reitor da Unisul

 

Prestes a completar 53 anos (25 de novembro), com 22 mil estudantes de graduação e 2500 funcionários, a Unisul é uma das maiores universidades do nosso Estado, e uma das pioneiras do ensino superior comunitário no país, presente, além de sua cidade Sede (Tubarão), em Içara, Braço do Norte, Araranguá, Imbituba, Grande Florianópolis e em mais de 78 polos de apoio presenciais, espalhados pelas principais cidades brasileiras.

A universidade nasceu da perseverança da nossa comunidade, disposta a alcançar a qualidade de vida, por meio da educação, dotando a região de cidadãos engajados, e da infraestrutura imprescindível ao crescimento sustentável. Assim, jovens talentos que precisariam se mudar para Florianópolis ou para outras capitais, deixando suas famílias, em busca de diploma universitário, permaneceram na região, qualificando as atividades profissionais. Na Unisul, formaram-se mais de 150 mil cidadãos; mais de 80% dos profissionais, por exemplo, que administram nossas empresas, geram novos negócios e transformam nossa região, e obtiveram seus diplomas na Unisul, patrimônio que integra a herança de nosso município.

A Unisul está presente nas diferentes atividades da nossa região. A inovação e o empreendedorismo comunitário são marcas que identificam a instituição. A geração de empresas, pesquisas aplicadas e negócios alimentados no dia a dia dos cursos e programas de graduação e de pós-graduação fortalecem o compromisso permanente da Unisul com a região, cujo desenvolvimento concentra bons índices de avanços sociais.

Anualmente, mais de cinco mil bolsas e financiamentos são distribuídos, e 100 mil pessoas são atendidas nas diferentes áreas, proporcionando a inclusão social. A assistência médico-hospitalar, por exemplo, é uma das referências de qualidade no conjunto de serviços que a Unisul presta às cidades. Grande parte da população de Tubarão é atendida pelas clínicas ou pelas parcerias mantidas pela universidade, além dos hospitais, que contam com corpo médico de professores e estudantes para desenvolverem atividades qualificadas. Nos campos de odontologia, engenharia, direito, e de tantas outras áreas do conhecimento, a Unisul trabalha a importante sinergia entre aprendizagem, pesquisa e extensão. O conceito de universidade comunitária é exercido, com convicção e consciência social, pela Unisul. Importante destacar ainda que, por sua natureza jurídica, a Unisul não visa lucros, é mantida exclusivamente com recursos privados (mensalidades dos estudantes) e reinveste todos os seus resultados no cumprimento de sua finalidade institucional. Esta é a dimensão da nossa Unisul.

Por outro lado, temos - todos - enfrentado os efeitos deste grave momento econômico que atravessa o nosso país: as empresas, as universidades (públicas, comunitárias e privadas) e as famílias. A Unisul vive este momento importante, que requererá um movimento ainda mais forte de inovação e de muito trabalho. Aliás, esta não foi, não é e não será a primeira vez que testemunharemos desafios. Somos resultados de erros e acertos, no entanto, na trajetória que projetou a Unisul para o país, neste tempo todo, jamais esmorecemos.

Temos um plano de ajustes de contas e ampliação das nossas receitas, aprovado pelos Colegiados Superiores da Universidade e da Fundação Unisul (representantes de várias áreas técnicas), e avalizado pelos órgãos reguladores. Propomos uma série de ajustes, sempre preservando a qualidade de nossa atividade-fim, o aprendizado do nosso estudante. Por isso a relevância do apoio e a responsabilidade das entidades que nos representam, pois temos conduzido todo o processo balizados por nosso modelo de gestão, transparente e participativo. Estamos tomando medidas desde o primeiro dia da nossa gestão e não haverá quaisquer iniciativas sem diálogo, embora as medidas sejam necessárias e emergenciais. Precisamos adequar as ações da universidade aos novos tempos, para que ela seja, efetivamente, sustentável financeiramente.

Alicerçados no plano de ajustes, na parte dos custos operacionais, seguimos otimizando estruturas e áreas de gestão, reduzindo aluguéis com espaços físicos; suspendemos programas e projetos deficitários; seguimos revisando contratos; efetivamos mudanças na rede e nos processos de educação à distância; descontinuamos cursos historicamente deficitários; estamos otimizando a oferta de unidades de aprendizagem; definimos novas bases para a alocação docente, dentre outras ações. Além disso, na parte de pessoal, e sempre salvaguardando a sala de aula, propusemos ajustes nas horas dos técnico-administrativos, dos professores em tempo integral e horistas com horas administrativas, além de reduzir horas ociosas dos docentes de tempo integral, somados aos desligamentos e descontinuidades de contratos desde o início da nossa gestão. E, especialmente, seguimos com as ações de produção, com a expansão da oferta de cursos de graduação (presenciais e semipresenciais), pós-graduação, cursos de curta duração, abertura de novo polo, novas vagas para cursos, ampliação de ambientes de inovação, implantação do Colégio Dehon em Braço do Norte (na estrutura da Unidade do Vale do Braço do Norte), além de outros projetos com parceiros diversos.

As dificuldades que a universidade enfrenta hoje, sob os aspectos econômico-financeiros, são inerentes às suas características de organização comprometida com as pessoas e com o desenvolvimento econômico sustentável, agravadas pela conjuntura nacional. Se fosse uma organização que visasse somente o resultado financeiro, com certeza os problemas teriam sido amenizados com medidas destinadas à redução substancial de sua estrutura de funcionamento, o que, infelizmente, neutralizaria inúmeras ações voltadas aos benefícios sociais e afetaria os processos regulatórios aos quais uma universidade está sujeita.

A Unisul, com o apoio e o reconhecimento de todos, está trabalhando no sentido de vencer os desafios sem comprometer o forte e valioso capítulo de sua existência, escrito pela vida em comum e, especialmente, com a comunidade.
Sabemos o papel que nos cabe e seguiremos, unidos mais do que nunca, enfrentando e vencendo todos os obstáculos, aprendendo com o ontem, mudando o hoje e trabalhando para construir a Unisul do amanhã, com otimismo, total transparência e confiança absoluta no nosso futuro.



Veja tudo sobre: artigo, unisul
 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Homem é preso com maconha

16/11/2017, 06:00

GERAL

Médicas visitam o Abrigo dos Velhinhos

16/11/2017, 06:00

GERAL

Prefeitura avalia local de nova sede, em BN

16/11/2017, 06:00

GERAL

Corrida abre Semana do Soldado em Tubarão

16/11/2017, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL