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15/07/2016, 06:00

Ponte de Laguna: inauguração completa um ano


 
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Créditos: Elvis Palma/DS

Há um ano, uma das obras mais aguardadas pela população do Sul do País foi inaugurada. Muitas autoridades, inclusive a então presidente da República, Dilma Rousseff, estiveram presentes na cerimônia, mas a celebração verdadeira foi da população, que viu um dos problemas mais antigos da região ser solucionado.

De lá para cá, a expectativa de melhoria no tráfego e na segurança na região se confirmou, para a alegria de turistas e moradores. O chefe da Polícia Rodoviária Federal de Tubarão, Laerte Silveira, afirma que, para a sociedade em geral, a ponte significou desenvolvimento, liberdade de transitar sem encontrar filas quilométricas e diminuição significativa do risco de se envolver em acidentes na região.

“Para a PRF diminuiu o trabalho próximo à ponte, não foi mais preciso chamar reforços de Santa Catarina ou outros Estados para auxiliar nas grandes filas que existiam na região antes da liberação da Ponte Anita Garibaldi. Assim, a PRF pôde direcionar atividades de fiscalização para outras frentes, como excesso de velocidade, embriaguez, e ao combate aos crimes que ocorrem na rodovia”, completa.

A estrutura tem 2,8 quilômetros e custou em torno de R$ 700 milhões. Aproximadamente 25 mil veículos passam por dia na nova ponte na baixa temporada. Desde a assinatura da ordem de serviço em maio de 2012, a obra trouxe mudanças significativas para a região Sul, principalmente Laguna.

O número de visitantes da Cidade Juliana cresce cada vez mais, segundo a Secretaria de Turismo e Lazer do município. Nos dias de tempo bom, mesmo nesta época do ano, os turistas aproveitam para caminhar, conhecer os pontos turísticos e a gastronomia local. No verão, conforme dados da secretaria, o movimento triplicou, e o carnaval refletiu isso.

Não é para menos, já que o que antes era sinônimo de filas intermináveis para entrar em Laguna virou um passeio agradável com o visual que a obra, com mais de 15 metros de altura, proporciona.

“A ponte foi um presente para o Sul do Brasil. Proporcionou mais segurança e mobilidade. Uma das últimas etapas da duplicação da BR-101 trouxe progresso para toda a região. Depois de anos de luta e reivindicações, a sociedade agora usufrui de maior comodidade e rapidez para locomoção”, afirma o secretário de Turismo, Iberê Aguiar.


Briga por pagamento segue

Depois de um ano da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, segue o imbróglio sobre a conta de energia da iluminação da estrutura. O município de Laguna, a União e o Dnit estão discutindo desde julho de 2015 na Justiça quem tem a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública da Ponte Anita Garibaldi. A prefeitura não reconhece como sua a responsabilidade, mas o Poder Judiciário vem entendendo que tal incumbência é do município.

No ano passado, a Celesc chegou a dar um prazo de 15 dias para que a prefeitura de Laguna formalizasse os contratos de fornecimento e pagasse a conta de energia elétrica da Ponte Anita Garibaldi, ameaçando cancelar o fornecimento de energia no local caso a situação não fosse regularizada no prazo estipulado.

Após receber liminar da Justiça de Santa Catarina, porém, a Celesc não fez o corte. A liminar pontua que o fornecimento de energia elétrica não deve ser interrompido. Foi a ação do Ministério Público Estadual que assegurou o fornecimento. A grande preocupação foi com a insegurança que seria gerada no tráfego sobre a ponte caso esta ficasse às escuras.


Obras complementares devem ser finalizadas em agosto, conforme Dnit

Junto com a ponte de Laguna, foi inaugurado também o túnel do Morro do Formigão, já que a transposição foi finalizada e aberta para trânsito em uma pista. Contudo, o local se tornou o novo gargalo da BR-101 Sul, pois sem a nova ponte sobre o Rio Tubarão, que nem havia começado a ser construída, não era possível a liberação completa.

Para comemorar e usufruir de todos os benefícios da duplicação da BR-101 Sul, moradores e usuários aguardam a finalização da ponte e das obras de acesso ao túnel, necessárias para a liberação da estrutura e o desafogamento do trânsito.

Depois de diversas mudanças nos prazos para término das obras, agora a inauguração está prevista para ocorrer no dia 5 de agosto.

Anteriormente, a data para conclusão era julho. A finalização das obras já sofreu mudanças de prazos algumas vezes. A expectativa depois da finalização da Ponte Anita Garibaldi, em julho do ano passado, era de que na temporada de 2016 já se contaria com o túnel, uma vez que o prazo das duas obras – a ponte e o acesso, que dependem um do outro para a duplicação do trecho – era para dezembro.

Os trabalhos, porém, não ficaram prontos e as filas migraram da ponte de Laguna para o local. O término das obras ficou para fevereiro, mas o clima foi um dos fatores que atrasaram novamente os trabalhos, e a finalização ficou para maio, sendo, em seguida, transferida para julho.

Como motivos, o Dnit apontou atrasos por conta de questões de impacto ambiental, longos períodos de chuva e contenção de recursos. Na época, o órgão garantiu que a decisão não teria qualquer relação com o estudo elaborado para paralisar 31 obras em rodovias de todo o país por falta de orçamento, que foi anunciado pelo Dnit nacional.

A nova ponte sobre o Rio Tubarão, feita no lugar da antiga Ponte Cavalcanti, vai abrigar o tráfego de sentido Porto Alegre-Florianópolis, sendo que a ponte atual da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto).



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