MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

04/06/2016, 06:00

Estudantes de projeto preparam CD autoral


Tatiana Dornelles 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: PMT/DS

Com cerca de 120 alunos participantes do primeiro ao quinto ano, o projeto Orquestra Sons e Latas ajuda a promover a inclusão social e a redução da violência escolar através de oficinas de sensibilização musical, canto e construção de instrumentos com materiais reciclados. As atividades, realizadas duas vezes por semana, ocorrem na Escola Municipal Faustina da Luz Patrício, em Tubarão.

Segundo a gestora de projetos da ONG Moradia e Cidadania, Célia Vicente, desde que as atividades iniciaram na unidade escolar houve resultados positivos. “Em um ano de projeto, iniciado em 2015, 80% dos alunos estão integrados, houve redução de 90% na violência escolar e 95% dos alunos estão mais afetivos, respeitosos e amigos dos colegas e professores”, aponta.

Este ano um CD autoral será lançado celebrando os cem anos do samba. “O CD terá oito músicas autorais, todas criações dos alunos, do mestre Miro Victalvino e da educadora e facilitadora Marcela Pinheiro, a partir das vivências realizadas nas aulas de sensibilização musical. O disco tem patrocínio da Tractebel. O lançamento está previsto para a segunda quinzena de outubro”, afirma Célia.

Os instrumentos musicais são produzidos pelos educadores com materiais reciclados. “Os alunos recolhem os materiais reciclados para produzir seus próprios instrumentos musicais, além de criar e pintar os pandeiros, tamborins, chocalhos, entre outros. Além disso, eles ainda têm toda a parte teórica e de sensibilização musical. Esta mediação de sensibilização musical com a conscientização ao meio ambiente modifica o comportamento dos alunos, melhorando a autoestima e resgatando sua cidadania e, consequentemente, a redução das violências”, explica a gestora.

O grupo fez a primeira apresentação no Farol Shopping e, desde então, está com várias atividades programadas ao longo do ano. “Dia 10, vamos encerrar a Semana do Meio Ambiente no Parque Ambiental Tractebel. Também estaremos presentes na abertura da passagem da Tocha Olímpica em Tubarão, marcada para dia 10 de julho, além de participarmos do Fórum Estadual de Educação, que será na Unisul”, diz.

Célia ainda ressalta que a parceria com o Instituto Alcoa é até o fim do ano. “Buscamos ainda parcerias para 2017, com o objetivo de poder aplicar o projeto em outras escolas também. Uma delas é a escola do Fábio Silva, mas precisamos de outros parceiros”, acrescenta.



Veja tudo sobre: projeto, cultura, música, orquestra sons e latas
 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

ADRs serão desativadas em 2019

04/06/2016, 06:00

GERAL

Museu de TB entre os mais precários

04/06/2016, 06:00

SEGURANÇA

Operação Veraneio será lançada hoje

04/06/2016, 06:00

GERAL

Chuva ácida: monitoramento é solicitado na Câmara

04/06/2016, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL