MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

15/07/2015, 06:00

Desenvolvimento: chegou a hora do sul


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Há alguns anos, lideranças políticas falavam que, além do Porto de Imbituba, precisávamos de aeroporto e da duplicação da BR-101 para que nossa região se desenvolvesse. Este momento chegou. O aeroporto regional de Jaguaruna é uma realidade e hoje a presidente Dilma vai inaugurar uma das etapas mais importantes da duplicação no trecho Sul: a ponte Anita Garibaldi. A partir de agora, precisamos fazer a região decolar, se desenvolver e mostrar o potencial que tem. Passou a hora de dar desculpas e de planejar. Este é o momento de colocar discursos em prática, de união com a classe empresarial e de realizar.

Ainda falta
É claro que ainda temos muitas obras que precisam receber atenção, como a própria finalização da duplicação em Tubarão. A liberação do túnel pouco mudará a rotina neste trecho, já que ainda falta acesso e a própria Ponte Cavalcanti. Mas a parte mais difícil da duplicação já foi vencida. E além da duplicação, não podemos esquecer da ferrovia litorânea, que ligará a região Sul à malha nacional.

Selo
Tendo como cartão postal a imagem da Ponte Anita Garibaldi, o município de Laguna, que no dia 29 de julho completará 339 anos de fundação, recebeu dos Correios selo e carimbo comemorativos da data. O selo será apresentado durante o cerimonial da inauguração da nova ponte, marcada para hoje. Nas próximas semanas haverá a entrega do carimbo, que será encaminhado à agência local dos Correios para, num período de 30 dias, carimbar as correspondências.

Especial
Circula na edição de hoje do DS um caderno especial sobre a duplicação do trecho Sul da BR-101. Assim como a data de hoje se torna histórica, o suplemento também vai se tornar um material histórico, com informações sobre o andamento das obras, tanto da ponte de Laguna quanto do túnel do Morro do Formigão e da Ponte Cavalcanti, que poderá servir para pesquisas de futuras gerações. O caderno ainda traz uma foto produzida por Ronaldo Amboni em página dupla. Uma bela recordação da ponte Anita Garibaldi.

Euforia
O dia ontem foi bastante agitado na região por conta das inaugurações marcadas para hoje. As pessoas em Laguna estavam eufóricas, mal podiam acreditar que aquela obra gigantesca chegou ao fim. Poucos meses atrás, alguns pessimistas diziam que ela jamais ficaria pronta neste ano ou que a iluminação não seria feita.

Elogios
Muitas pessoas que passaram por Laguna ontem, ao ver a ponte concluída, postaram elogios nas redes sociais. Alguns aproveitavam para frisar que, independentemente de partidos, a obra é realmente grandiosa. 

Adeus às filas
O fluxo de veículos ontem foi intenso nas proximidades da ponte. Boa parte das pessoas resolveu passar pelo local para ver a grande obra e os preparativos para a inauguração. Filas foram registradas, talvez, pela penúltima vez desta forma, em Laguna. Hoje o trânsito deve voltar a ficar bem complicado no local.  

Paciência
A PRF de Tubarão pede cautela e paciência para quem decidir acompanhar as inaugurações hoje. O ideal é sair com antecedência por conta das filas. Quem tiver opção de não pegar a BR hoje, é o melhor a fazer.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Evento de agroturismo é promovido

15/07/2015, 06:00

ESPORTES

Peixe recebe dirigente do River Plate

15/07/2015, 06:00

SEGURANÇA

Mulher é presa com drogas

15/07/2015, 06:00

GERAL

Dia do Soldado: disciplina e valores do serviço militar

15/07/2015, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL