MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

11/07/2015, 06:00

Para inaugurações: equipe da presidência chega em LG


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Elvis Palma/DS

A equipe da presidência da República e do cerimonial já está em Laguna para as inaugurações do túnel do Morro do Formigão e da Ponte Anita Garibaldi, que acontecem na próxima quarta-feira. Na ponte, operários trabalham para finalizar os últimos detalhes.  

Por volta das 10h30, a equipe da presidência e do cerimonial chegou em Laguna para definir as etapas da solenidade. O número de pessoas e de veículos impressionou os moradores da cidade. O grupo está hospedado no Flipper Hotel.
Na ponte, os trabalhos são intensos. Na noite de quinta-feira ocorreram os primeiros testes de iluminação. Por volta das 19h, a estrutura ficou parcialmente iluminada. Os testes continuaram na sexta-feira. Durante o dia, homens faziam pintura e trabalhavam na sinalização das pistas.
Segundo informações iniciais, na quarta-feira a presidente Dilma deve vir de avião até o aeroporto de Jaguaruna. Por volta das 10h, seguirá de helicóptero para Tubarão, onde vai inaugurar o Túnel do Morro do Formigão. Depois, novamente de helicóptero, ela seguirá para a ponte de Laguna. No local, um carro deve levá-la até a parte estaiada, onde estarão operários. O palanque ficará na cabeceira norte. A forma como os trajetos serão percorridos pode sofrer alteração por conta do tempo e questões de segurança.   

Vizinhos acompanharam as mudanças em torno da obra da ponte 

Em meados de 2012, quando começaram a abrir um enorme buraco nas imediações da sua casa, o morador de Laguna João Silva, 45 anos, não acreditava no que estava presenciando. “Foram anos ouvindo que a ponte iria sair”, disse. Do quintal de casa, antes de ir trabalhar, dava uma olhada na movimentação. “Mais interessante foi ver a obra quando estava dentro da água. Aquela movimentação de balsas cheias de caminhões”, lembra ele.
No final da noite, no encontro com amigos no bar da esquina, até hoje a conversa é a Ponte Anita Garibaldi. Também gostam de lembrar das amizades que fizeram com os trabalhadores mineiros e nordestinos, operários da ponte. “Eles reclamaram muito do frio e diziam que o vento sul era coisa de Laguna”.
Por várias gerações, as histórias e personagens envolvendo a ponte serão narradas pelos moradores que presenciaram as transformações.
O motorista aposentado Rogério Batista, 57 anos, de bicicleta, saía de casa na localidade de Pontinhas de Laranjeiras, entre a BR-101 e a Lagoa Santo Antônio, para acompanhar a obra. “Ela ficou muito bonita”, conta.
Bela e grandiosa, a ponte que desafogará o trecho sul da 101 é solução também para quem mora ou trabalha nas redondezas das cabeceiras. Os moradores irão utilizar a antiga ponte e a pista para o deslocamento sem precisar passar pelo fluxo da BR-101.
“Rapidinho vou até Cabeçudas e volto com mais segurança”, conta Rogério, que mora no lado sul da ponte. Antes, ele quer passar com a família pela nova ponte.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Casal é preso com 370 quilos de maconha

11/07/2015, 06:00

SEGURANÇA

Homem é preso com maconha

11/07/2015, 06:00

SEGURANÇA

Homem é preso por porte ilegal de arma

11/07/2015, 06:00

SEGURANÇA

Botijão pega fogo

11/07/2015, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL