MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

19/11/2012, 06:00

Cooperativismo em sala de aula


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Um total de 650 alunos do ensino fundamental e médio de seis escolas de Gravatal têm a oportunidade de conhecer a atividade cooperativista e a importância da cooperação nas vida das pessoas. Este ensinamento está sendo ofertado pela Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). As palestras, com duração de um período escolar, são ministradas por Júlio Zamparetti.
Com uma dinâmica que inclui músicas cantadas pelo palestrante e outras atividades, os estudantes são levados a compreender o que é o universo do cooperativismo. Neste caso, segundo o presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso, a escola pode ser uma das principais formas de disseminar o cooperativismo e mostrar os seus reflexos positivos na sociedade onde está inserida.
Fomentar o cooperativismo é o objetivo que se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação. Por meio do programa do Sescoop é possível destacar o cooperativismo como forma efetiva de exaltar os valores essenciais, como a cooperação, voluntariado, solidariedade, autonomia, responsabilidade, democracia e ajuda mútua.
O foco da palestra para as crianças é mostrar a importância da cooperação. Para Júlio Zamparetti, o que se percebe é uma grande falta de relacionamento entre as pessoas e as crianças estão encaixadas neste contexto de forma bem clara. A informatização está levando as pessoas a se distanciarem e, com isso, gerarem amigos virtuais.
Ele brinca com seu público jovem relatando a história de um sujeito que possuía no Facebook quase três mil amigos e, quando morreu, não apareceu nenhum deles. Lembra também que, mesmo dentro de casa, as pessoas estão se comunicando virtualmente. Ele prega a necessidade do diálogo e da cooperação, que podem e devem começar dentro da sala de aula, seguindo pela vida toda, sem individualismos.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



ESPORTES

De São Ludgero para a Seleção Brasileira

19/11/2012, 06:00

GERAL

Ligações clandestinas serão investigadas

19/11/2012, 06:00

ESPORTES

Tubarão Sub-20 perde para o Joinville jogando em casa

19/11/2012, 06:00

DIVERSÃO

Imbitubense em busca do título de musa

19/11/2012, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL