19/03/2019, 06:00

Alunos analisam artigos e produzem textos


Com o tema “Somos Todos de Valor”, alunos do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Henrique Fontes de Tubarão estão em fase de produção de textos. Os estudantes realizam a atividade com base em artigos publicados semanalmente nas páginas do Diário do Sul. A temática foi proposta pela professora de língua portuguesa Renata Boa Hora Goulart.

Segundo a professora, o conteúdo foi abordado nas primeiras semanas do calendário escolar. “Após a explicação da metodologia, que será aplicada durante o ano letivo, dei início ao conteúdo com a explicação do gênero textual: o artigo”, diz Renata. Em seguida, para as turmas, foram realizados explicação, leitura e debate sobre o tema.

“Seis turmas de segundo ano do ensino médio pesquisaram no DS artigos e compararam ao texto jornalístico. Com isso, descobriram que de maneira implícita ou explícita o artigo é um meio de persuasão, pois mostra a opinião do escritor. Diferente do texto jornalístico, que apresenta o fato, a notícia”, analisa a professora.

Para a aluna Bruna Bonifácio Francisco, o DS tem sido a melhor fonte de pesquisa que já foi apresentada pela professora. “Sobre o artigo analisamos que, em algum momento, ele precisa apresentar a opinião de quem está escrevendo e no Diário do Sul há inúmeros artigos em que é notória a opinião do escritor, explícita ou implicitamente. O jornal teve papel importantíssimo para que entendêssemos com maior coerência a definição do tema”, analisa a estudante.

Parceria fomenta projeto
Todos os estudantes da unidade têm realizado atividades através do projeto Educação do Diário do Sul, intitulado Informando o Cidadão do Futuro, que tem apoio da Tubarão Saneamento.



Veja tudo sobre: parceria, educação, henrique fontes