15/03/2019, 06:00

Jacarés são tema de capacitação


Cerca de 20 policiais passaram por uma capacitação na tarde de ontem, na Polícia Militar Ambiental de Laguna. Entre os temas abordados estava a captura de répteis, felinos e mamíferos. Nas últimas semanas, quatro jacarés chamaram a atenção dos moradores na Cidade Juliana.

O último registro foi feito no sábado passado, quando um animal apareceu no pátio de uma residência, no bairro Portinho. Ele foi capturado pela Polícia Ambiental e solto em uma área de vegetação, mais afastada.

Segundo o tenente da PM de Laguna, Fernando Magoga Conde, a capacitação realizada ontem foi feita em parceria com a Unisul. “Pedimos para o professor e biólogo Rodrigo Ávila Mendonça trazer uma visão mais acadêmica sobre esses animais, até porque estamos numa época em que a incidência dos jacarés e cobras tem sido maior. Essa aula também é uma forma de trocarmos experiências sobre o tema, atualizando o efetivo na questão da captura”, explica o tenente Magoga.

HABITAT NATURAL
A presença dos jacarés em ambiente considerado urbano tem sido comum na região. Segundo a Polícia Ambiental, isso acontece, principalmente, após um
período de fortes chuvas. A água acumulada faz com que os animais sejam arrastados do habitat natural para outros locais. Eles são carregados pela própria água ou ficam presos num pedaço de madeira, por exemplo. Caso o animal esteja próximo ao habitat natural, o ideal é deixá-lo lá. Se o jacaré for visto em território urbano, como rua, terreno particular ou espaço público de grande movimentação, o correto é ligar para a Polícia Militar Ambiental. Em Laguna, o telefone para contato é o (48) 3647-7880.



Veja tudo sobre: jacaré, capacitação, polícia militar ambiental