02/02/2019, 06:00

Deputados estaduais tomam posse na Alesc


Os 40 deputados eleitos para o mandato 2019-2023 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foram oficialmente empossados nesta sexta-feira, na sessão preparatória solene de instalação da 19ª Legislatura, realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Da Amurel, os representantes na Alesc são os deputados Felipe Estevão (PSL), de Laguna, e Volnei Weber (MDB), de São Ludgero. Além deles, Julio Garcia (PSD), que também tem ligação com a região por ter morado durante anos em Tubarão.

Conforme determina o regimento interno do Parlamento estadual, a solenidade foi presidida pelo parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas completas na Casa, neste caso, o deputado Romildo Titon (MDB), de 64 anos, que soma sete mandatos consecutivos. Ele foi auxiliado na condução dos trabalhos pelos deputados Neodi Saretta (PT) e Moacir Sopelsa (MDB).

Entre as diversas autoridades que acompanharam o ato, figuraram o governador do Estado, Carlos Moisés da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis; e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Após a leitura do termo de compromisso para a execução do mandato, os 40 deputados e deputadas eleitos nas eleições de outubro de 2018, um a um foram chamados para prestarem juramento. Entre o grupo, 18 são estreantes no Legislativo estadual, sendo que três já ocuparam posição de suplentes no exercício do mandato.



Veja tudo sobre: alesc