28/01/2019, 06:00

Caminhada desbrava belezas em Laguna


O forte calor do final de semana levou cerca de 150 pessoas para a 19ª Caminhada do Farol, em Laguna. Os participantes percorreram 18 quilômetros, por oito praias e vilarejos. A saída aconteceu às 8h de sábado, na localidade de Ponta da Barra, e seguiu o percurso pelas praias Gravatá, Siri, Tereza, Ilhota, Ipuã, Galheta e Praia Grande, encerrando no Farol de Santa Marta.

A primeira edição contou com um grupo de amigos que a cada ano só aumenta. Prova disso é o resultado da última edição, que reuniu mais de 150 caminhantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. “Todos os anos, eu participo. É algo para se redescobrir”, diz Juliana Pacheco, que esteve presente na caminhada.

A caminhada é inspirada nos nativos do Sul de Laguna, que na década de 70 percorriam o trecho em busca de peixes, siris ou para dar uma volta no Farol de Santa Marta. Hoje, o trecho é feito por caminhantes, surfistas e moradores sem pressa para chegar ou ir. “Não é cansativo. Vamos devagar, batendo papo e observando a natureza”, conta Cláudia Assunção, que há três anos faz a caminhada.

O objetivo da atividade foi promover a cooperação, o respeito à natureza, a contemplação e o lazer. Em cada ponto, os caminhantes puderam contemplar as belezas de Laguna, como no Morro da Ilhota, onde há formações rochosas, com figuras de índios, tartarugas e outros. Para participar, o grupo doou um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será entregue a uma instituição de caridade do município.



Veja tudo sobre: laguna