08/12/2018, 06:00

Fim das especulações


Desde o resultado do segundo turno, não faltaram afirmações de que a relação entre o governador eleito, Carlos Moisés (PSL), e o presidente do mesmo partido no Estado, Lucas Esmeraldino, estava estremecida, ou que eles estavam afastados. Na sexta-feira, Carlos Moisés anunciou Lucas como secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (SDS), acabando com todas essas especulações. Lucas foi o primeiro tubaronense anunciado no novo governo. Logo depois, Ricardo Dias, que também é da Cidade Azul, foi apresentado como o futuro secretário de Comunicação. Já na Casa Militar estará o coronel Carlos Neves Júnior, que atualmente comandava a 8ª da Polícia Militar, com sede em Tubarão. É o município de Carlos Moisés ganhando espaço e destaque no novo governo.

Gestão
O governo de Laguna recebeu a confirmação do termo de adesão à gestão de praias urbanas, deferido pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU. Na prática, isso significa que as praias consideradas urbanas passam a ser geridas de forma compartilhada entre o município e a União, facilitando a administração dos espaços. Entram nesta modalidade as praias do Mar Grosso, Iró e parte do Gi.

Usina
Uma parceria entre sete municípios do Sul do Estado vai acelerar o processo de asfaltamento de ruas e avenidas, além de gerar economia aos cofres públicos. Com investimento de R$ 2 milhões, já está em funcionamento em Urussanga, desde quinta-feira, a usina de asfalto viabilizada pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região Sul (Cirsures). Único município da região que faz parte é Orleans. 

Unificação
O vice-presidente da Regional Litoral Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Alexsandro da Cruz Barbosa, reuniu a direção dos sindicatos filiados à instituição para alinhar ações a serem desenvolvidas em 2019. A medida visa formatar estratégias para fomentar o desenvolvimento das empresas que integram os sindicatos. No encontro também foi debatido o novo modelo de gestão da Fiesc, que unifica a administração do Sesi e do Senai. Na nova estrutura, Maximiliano Alves, que dirigia o Senai nas regionais Sul e Litoral Sul, será o gerente Executivo do Sesi e do Senai Litoral Sul.

Despedida
Therezinha Medeiros de Oliveira faleceu aos 83 anos na manhã de sexta-feira, em casa, no Centro de Tubarão. Ela é mãe de Cássio Medeiros, ex-secretário de Administração no governo Carlos Stüpp, que atuou na campanha/transição do governo Joares Ponticelli. O velório ocorreu na Capela Santa Terezinha, e o sepultamento está marcado para sábado pela manhã, no Horto da Saudade. Therezinha já era viúva de Pedro Thomaz de Oliveira, com quem teve cinco filhos.

No SBT
Um tubaronense participou de um programa do SBT que foi ao ar na quinta-feira e ganhou R$ 5 mil. Bruno Vieira, que é do bairro São Cristovão, é consultor da Jequiti e esteve no “Rodou a Roda”. Durante o programa, Bruno, que também é soldador em uma oficina mecânica, disse que voltou a vender os cosméticos há cinco meses.