20/08/2018, 06:00

Pesquisa Ibope


A pesquisa Ibope com as intenções de voto para a disputa eleitoral em Santa Catarina, divulgada na sexta-feira, mostrou o candidato Décimo Lima (PT) na liderança, com 16%, em empate técnico com o segundo colocado, Mauro Mariani, que aparece com 11%. O terceiro é Gelson Merisio (PSD), com 6%. A margem de erro é de 3%. Os números também revelaram que mais da metade do eleitorado catarinense ainda não tem candidato. Brancos e nulos somam 34%, e outros 23% estão indecisos quanto à escolha do próximo governador do Estado. O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de agosto, e encomendado pela NSC Comunicação.

TUBARONENSES
O Ibope pesquisou ainda a preferência dos eleitores para as duas vagas ao Senado, em que há dois candidatos de Tubarão na disputa. Lucas Esmeraldino (PSL) é o décimo colocado na pesquisa, com 3% das intenções. Lédio Rosa (PT) aparece logo em seguida, com 2%. A liderança é de Raimundo Colombo (PSD), com 27%. Esperidião Amin (PP) é o segundo colocado, e tem 23% das intenções de voto.

NOVO LOCAL
O Procon de Tubarão funcionará em um novo endereço a partir de hoje. O órgão de defesa do consumidor passará a atender no mesmo prédio onde funciona a Defesa Civil (foto), localizado na rua Piedade, número 39, no Centro. O atendimento nesta segunda-feira ocorre já em horário normal, a partir das 13h.

CANCELLIER É LEMBRADO
O tubaronense Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-reitor da Ufsc, foi homenageado durante a posse da nova reitoria da universidade, assumida pelo professor Ubaldo César Baltazar. No ato solene, ocorrido no Centro de Cultura e Eventos no sábado, Júlio Cancellier, irmão do ex-reitor (à esquerda na foto), recebeu uma placa em homenagem a ele. Luiz Carlos Cancellier morreu tragicamente no ano passado após ser preso em uma controversa operação da Polícia Federal que apurava irregularidades na universidade.

NA ADR
Samuel Gonçalves da Silva assume hoje o cargo de novo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão. O ato de transmissão de cargo está marcado para as 9h30, no auditório da ADR, no Centro. Samuel substitui José Ricardo Medeiros, que solicitou o afastamento da função.

EFICIÊNCIA
O Estado de Santa Catarina aparece no topo do novo Ranking de Eficiência Estadual (REE-F) lançado pelo Instituto Datafolha e pelo Jornal Folha de S. Paulo, divulgado ontem. De uma escala de nota de zero a um, SC alcançou 0,635; seguida por São Paulo, com 0,574; Paraná, 0,533; Pernambuco, 0,517; e Espírito Santo, 0,517. Com nota acima de 0,5, esses estados são considerados eficientes. O estudo analisou 17 variáveis, avaliando o quanto de saúde, educação, segurança e infraestrutura um Estado oferece aos seus habitantes. O cruzamento de dados mostrou que quanto mais fortes são os setores industriais e de serviços, melhor é a qualidade de vida da população.