Geral

GERVÁZIO PLÁCIDO




Sexta-feira, 09/08/2019, às 06:00

Semana Nacional da Baleia Franca

Serão cinco dias de atrações no município. Falta pouco mais de um mês para a tradicional Semana Nacional da Baleia Franca. Mas a organização do evento tem trabalhado em ritmo acelerado para deixar tudo pronto. Serão cinco dias de atividades em Imbituba, entre 18 e 22 de setembro. Na programação, além de um show nacional no Parque de Eventos Jorge Adelino Zanini, que será divulgado nos próximos dias, haverá o lançamento de cartões portais produzidos por alunos do município, bem como uma exposição fotográfica vinculada ao projeto “Turismo na Escola”. Além disso, um festival gastronômico irá movimentar os restaurantes da cidade entre os dias 19 de setembro a 13 de outubro.  A lista dos locais pode ser acessada através do portal de turismo de Imbituba (turismo.imbituba.sc.gov.br). Nas atividades, ainda haverá espaço para os passeios com o Animatruck e uma feira de artesanato.

Cargas crescem 9,6%
O Porto de Imbituba movimentou 2,8 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2019. O volume representa um incremento de 9,6% no movimento de cargas no complexo portuário do Sul catarinense. No período, as cargas que apresentaram maior movimentação foram: a uréia (+2.165%), as toras de madeira (+989%), o milho (+435,4%) e a hulha betuminosa (+156,4%). O serviço de cabotagem de contêineres, navios que trafegam entre portos brasileiros, cresceu 30%.

Origem importadora
De janeiro a junho de 2019, a importação representou 46,4%, a exportação 39,4% e a cabotagem geral 14,2%. Entre as principais origens de importação estão a China (fertilizantes), os Estados Unidos (coque), o Chile (sal), a Turquia (barras de aço), a Argentina (milho), o Irã (uréia) e a Espanha (barrilha). Quanto à exportação, os destinos mais frequentes são China e Rússia (soja) e o Irã (milho).

Nomes disponíveis
Entre os nomes disponíveis para a prefeitura de Imbituba, se destaca o da vereadora tucana Michela Freitas, também presidente do PSDB de Imbituba. Única legisladora da Zimba, Michela tem boa aceitação entre eleitores masculinos e femininos em relação aos pré-candidatos a prefeito.

Humorista
Por outro lado, o destaque entre os pretendentes a uma cadeira na Câmara de Vereadores é, sem dúvida, o humorista Anísio Assírio Calônico. Com acesso fácil em todas as classes, o simpático Anísio começou como quem não quer nada e incentivado por inúmeros amigos pegou gosto e hoje é forte pré-candidato a vereador. Sua campanha será sem dinheiro, mas com direito a fotos com ele.

Baile de Casais
Será amanhã, no Imbituba Atlético Clube, o baile de casais anual do Movimento de Irmãos, com a banda Top Show (foto), responsável pela animação. Ingressos a R$ 50 o casal, ainda disponíveis com os encontristas de Imbituba.