Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




Quinta-feira, 08/08/2019, às 06:00

Alavanque sua carreira fazendo contatos

Procurando um emprego? Quer fazer novas parcerias? Encontrar novos clientes? Então, você precisa de networking.

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos. Também é uma atitude de busca de contatos com a possibilidade de conseguir subir na carreira.

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma atividade egoísta, em que você só quer se aproveitar de alguém para o seu crescimento. Deve existir um sentido de reciprocidade, o benefício deve ser mútuo.

Quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função.

Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior são suas chances de ser indicada para um cargo ou um negócio quando surge a oportunidade.

O networking depende muito da aptidão social de alguém. Para construir uma boa rede de contatos é preciso ter capacidade de nutrir relacionamentos interpessoais. Pois tão importante como fazer contatos é saber manter que já se tem.

Nem todo mundo possui a habilidade de dialogar e criar empatia com desconhecidos. Por isso, listei aqui algumas estratégias para que até mesmo os mais tímidos e introvertidos consigam construir um bom networking:

•Entenda o real significado de fazer networking

Networking não é sobre sugar o máximo de outra pessoa. É sobre estabelecer parcerias mutuamente benéficas. Começa com um primeiro contato e pode durar a vida toda. O primeiro contato serve como alicerce para essa parceria.

•Qualidade vale mais que quantidade

Você não conseguirá conhecer bem e auxiliar 50 pessoas ao mesmo tempo. Foque em conhecer um número pequeno de pessoas e concentre-se em estabelecer um relacionamento com elas. Fique disponível para auxiliar.

•Participe de grupos online

Pesquise e participe de eventos onde você possa encontrar profissionais e especialistas na sua área. Várias redes sociais possuem eventos e grupos para discussão dos quais você pode fazer parte.

•Se estiver trabalhando atualmente, faça a diferença onde está

Não espere conseguir a colocação perfeita para só então tornar-se um ótimo profissional. Dentro da sua empresa deve haver inúmeras oportunidades de aumentar sua rede de contatos. Não deixe para depois se souber de novos projetos em que você possa contribuir: ofereça sua ajuda agora.

•Seja gentil e escute as pessoas

As pessoas necessitam ser ouvidas. Você é capaz de criar empatia com outras pessoas pelo simples fato de se importar com o que elas dizem. Procure saber mais sobre elas, você perceberá que iniciar novas conversas se tornará bem mais interessante.