Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




Quinta-feira, 13/06/2019, às 06:00

O que é sucesso?

A busca pelo sucesso é uma característica marcante em nossa sociedade. É comum vermos cursos, palestras, livros e diversas propagandas que apresentam receitas infalíveis e que prometem a conquista do sucesso de forma rápida e garantida.
Mas o que é ter sucesso?

No dicionário, sucesso significa “ter êxito em alguma coisa, ter um resultado feliz em algo ou conseguir chegar ao fim de uma empreitada”. Porém, responder a essa questão é algo subjetivo. Cada pessoa tem sua definição pessoal de sucesso.

Entretanto, percebo uma definição que tem se espalhado pelas mídias, que é: pense diferente, saia do emprego, crie um produto ou um serviço genial, seja um nômade e influenciador digital. É uma visão de sucesso, onde a pessoa trabalha e consegue milhões de reais, tornando-se um grande empresário e/ou influenciador.

Muitas pessoas acabam seguindo essa onda e perseguem um padrão de sucesso que no fundo não está de acordo com seus valores e desejos. Já outras possuem uma visão própria de sucesso. Valorizam coisas diferentes e são felizes fazendo o que fazem. Ou seja, nem todo mundo possui a ambição de se tornar um grande empreendedor ou influenciador digital. E nem por isso podemos dizer que são “fracassadas”.

Não sou contra o empreendedorismo e o protagonismo dos indivíduos. Ao contrário, apoio que cada ser humano assuma sua responsabilidade diante da vida.

No entanto, o que quero expressar aqui é que respeito e admiro outras formas de sucesso. Acredito que sucesso não é só conseguir acumular milhões e ter o reconhecimento da mídia. Algumas pessoas de sucesso que conheço gostam de trabalhar como empregados, de ter uma vida simples e preferem viver longe dos holofotes. São pessoas que escolheram cultivar amizades, viver perto da família e investem tempo em ajudar outras pessoas de graça e com gratidão. Não possuem carrões nem mansões, porém, possuem um coração e uma satisfação que não tem preço.

Se seu sonho é ser um grande empresário, ter muito dinheiro, uma vida confortável e reconhecimento, batalhe, corra atrás. Se, ao contrário, seu sonho é trabalhar menos e se dedicar a outras causas, não se sinta envergonhado por isso.

Sonho é sonho, cada um tem o seu e a escolha é muito pessoal. Desta forma, procure realizá-lo, independentemente do discurso que os outros pregam como o ideal para uma vida.