Esporte

EDUARDO VENTURA




Quinta-feira, 13/06/2019, às 06:00

15 Anos de apoio ao esporte

O Instituto Adesc foi criado pelos dirigentes esportivos municipais das regiões do Vale do Braço do Norte e Vale das Colinas, no dia 9 de junho de 2004, com o objetivo de promover a integração através do desporto educacional e dar suporte ao segmento esportivo dos municípios da região, além de proporcionar aos participantes a prática desportiva através de escolinhas de futebol, bem como de competições. Desde a fundação, a entidade realiza trabalho de escolinhas de futebol em parceria com profissionais de educação física e já foram promovidas mais de 100 competições nas modalidades de futsal, futebol, handebol e voleibol, nos dois naipes e em todas as categorias, além dos eventos.

DESENVOLVIMENTO SOCIOESPORTIVO
O Instituto Adesc tem um papel fundamental no desenvolvimento socioesportivo da região Sul. Por este motivo, busca parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento de suas atividades. Para o presidente Rafael Vanz Borges, os 15 anos de história foram fundamentais para o esporte amador da região.

ENVOLVIMENTO REGIONAL 
O Instituto Adesc também presta assessoria nos eventos comunitários dos municípios da região, desde arbitragem à organização geral dos campeonatos. Aproximadamente 4 mil atletas de todas as idades já participaram das escolinhas e dos campeonatos realizados ao longo da história. Os municípios que já são e que já foram parceiros da entidade, desde sua criação até os dias de hoje, foram: Armazém, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Capivari de Baixo, Florianópolis, Forquilhinha, Gravatal, Grão-Pará, Laguna, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Sombrio, Tubarão e Urussanga.

OPORTUNIDADE PARA TODOS
O trabalho do Instituto Adesc na nossa região é inimaginável, pelo apoio e prestação de serviço, muitas vezes de forma voluntária, atendendo crianças e jovens que buscam no esporte uma chance; outros para representar o seu município ou entidade, sendo fundamental a inserção no esporte, seja nas escolinhas ou nas competições organizadas pelas entidade. Ao longo destes 15 anos, tenho acompanhando o crescimento e a inserção regional através do esporte. Alguns têm aptidão para jogar futsal, outros handebol. Sem discriminar a classe social, todos se integram, fazem amizades e, na maioria das vezes, recebem convites para jogar fora, em entidades e clubes de renome no Estado, como a ADFT em Tubarão, Colégio São Bento, de Criciúma, ou até mesmo em clubes do Oeste e Norte do Estado.

FORMAÇÃO E BASE
Seja na quadra ou na grama, o Instituto Adesc cumpre um valoroso papel de formação e difusão de algumas modalidades. No futsal, a competição que integra a nossa região reúne jovens atletas com idades entre sete e 16 anos. O voleibol oportuniza jovens de 13 a 17 anos a representarem seus municípios em competições da Fesporte, como Olesc e Joguinhos Abertos de SC. Outros seguem até nos Jogos Abertos de SC, mostrando nas competições estaduais, nas quais disputam, o DNA vencedor da nossa região.

DEDICAÇÃO NA PRESIDêNCIA 
O legado e o empenho de cada um dos presidentes também foram fundamentais. O primeiro a comandar e dar ritmo à entidade foi Rafael Vanz Borges. Ainda contribuíram Rafael Cordioli e Geraldo Antonio Faust, o popular Kulinha. Atualmente, Rafael Vanz Borges é o presidente do Instituto Adesc. Em seu retorno, Borges vai buscar uma maior integração entre as entidades e municípios participantes, qualificando treinadores, arbitragem e atletas. “O meu pensamento é tornar o Instituto Adesc cada vez mais forte. Somos referência e pioneiros em organização de eventos esportivos, criando inúmeras oportunidades a várias pessoas da nossa região”, concluiu o presidente. Lembrando que o trabalho é voluntário, tanto do presidente quanto da diretoria.