Geral

GERVÁZIO PLÁCIDO




Sexta-feira, 31/05/2019, às 06:00

Combate a crimes ambientais

O Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera da Associação Empresarial de Imbituba – Acim realizou uma reunião para discutir formas de combater as infrações ambientais. Os empresários têm percebido que, mesmo com as ações de conscientização e placas de orientação, as pessoas ainda não respeitam que não é permitido estacionar na praia, nas dunas ou às margens da lagoa, deixar lixo, fazer churrascos, fogueiras, entre outros que prejudicam o meio ambiente, como as ligações de esgoto clandestinas. O encontro contou com a participação das Polícias Militar e Militar Ambiental, do secretário Anderson Maximiano, da secretaria de Desenvolvimento Urbano, do presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Luiz Rodrigues, e do vereador Renato Figueiredo. O objetivo foi reunir forças para ampliar as ações de preservação do meio ambiente. “A sobrevivência da lagoa é uma responsabilidade de todos nós. Estas reuniões são importantes para que possamos alinhar as ações. Uma das preocupações tratadas foi sobre o trânsito e o estacionamento de veículos, pois muitas pessoas ainda desrespeitam a lei.

Porto tem prêmio
O Porto de Imbituba recebeu na última semana o Prêmio Nacional Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental, conferido durante o 15° Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente, realizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 14 e 15 de maio. O prêmio reconheceu o projeto Mar de Letras, desenvolvido em 2018 pela administração do Porto, em parceria com a prefeitura de Imbituba e o Grupo Acquaplan, para comemorar os dez anos do Programa de Monitoramento de Baleias-francas.

Bloqueada
Segundo o Blog Sarrafo, a direção do Porto de Imbituba determinou o bloqueio do acesso à capela São Pedro, e joga pelo ralo R$ 250 mil. O Porto de Imbituba investiu R$ 250 mil para transferir e reformar a capela São Pedro, localizada dentro da área do porto, para um local adequado que não comprometesse a segurança portuária, mas o diretor-presidente, Jamazi Alfredo Ziegler, vira as costas para a comunidade e fecha o acesso ao público, contrariando o projeto licitado e já pago. Segundo o projeto, a transferência da capela foi  para restabelecer uma via de acesso da comunidade a um pequeno trecho da área portuária, sem a necessidade de credenciamento prévio.

Protocolo digital
A Associação Empresarial de Imbituba – Acim recebeu, nesta quarta-feira (29/5), empresários e profissionais liberais dos Núcleos de Arquitetos e Engenheiros, Corretores de Imóveis e Escritórios Contábeis para um treinamento sobre o novo sistema de protocolo digital da prefeitura municipal de Imbituba. O protocolo digital é uma ferramenta que foi ativada no início deste mês, e que tem facilitado a vida do cidadão, especialmente dos empresários que lidam diariamente com processos e alvarás. Os registros podem ser feitos sem sair do escritório, e o requerente recebe em tempo real o status de sua documentação, em qual secretaria está e com qual profissional.