Geral

GERVÁZIO PLÁCIDO




Quinta-feira, 23/05/2019, às 06:00

Imbituba entristecida com a morte de Filhinho

Imbituba está entristecida com o falecimento do empresário imbitubense Líris Laudelino Sena Filho, aos 59 anos. Filhinho, como era conhecido, vinha enfrentando problemas de saúde, e faleceu às 14h da última quarta-feira (22). Filhinho era filho de Líris Laudelino Sena e Olga Lunelli Sena, e era proprietário do Posto Tiggô, no bairro Paes Leme, e grande patrocinador dos eventos esportivos da cidade, especialmente do futebol do Imbituba Atlético Clube e do Benfica Futsal, instituições tradicionais do município. No ano passado, Filhinho foi homenageado na sessão solene da Câmara de Vereadores de Imbituba, por iniciativa do vereador Roberto Luiz Rodrigues (PSD), com a medalha de honra ao mérito, dedicada a cidadãos ilustres do município. No final dos anos 70, Filhinho foi um badalado jovem ganhador do prêmio máximo da loteria esportiva, com quase R$ 20 milhões, uma verdadeira fortuna para a época.

 

Cabotagem de contêineres
O ano de 2019 iniciou animador para o serviço de cabotagem na SCPar Porto de Imbituba. De janeiro a abril, esse tipo de navegação, que realiza o transporte entre portos ou pontos do território brasileiro por via marítima e fluvial, cresceu 39% no terminal catarinense. “Os principais motivos que levaram ao alcance desse indicador estão relacionados à confiança do mercado, aquecimento da economia brasileira, regulamentação dos fretes rodoviários, e também ao reconhecimento nos serviços prestados pela arrendatária Santos Brasil”, diz Jamazil Egler.

Pré-candidatos
Uns dizem que ainda é cedo, outros, que o momento é agora. Por via das dúvidas, a vereadora Michele Freitas (PSDB) e o advogado Christiano Lopes de Oliveira, ainda no PSD, mas com um pé já no PDB e o outro no PP, já se lançaram pré-candidatos a prefeito(a) de Imbituba para 2029. Além da dupla, mais dois legisladores, Renato Ladiada e Anderson Teixeira, sem esquecer nomes tradicionais que há muito sonham com a indicação de seus partidos: Clésio do Marcão, Elísio Sgrott, ambos do PP, e, agora, o advogado Cadir Sebolt Cargnin, pelo PRL, se posicionam também como pré à cadeira hoje ocupada pelo médico Rosenvaldo Jr., que, por sua vez, não descarta a reeleição. Enquanto isso, o vice-
prefeito, Zaga da Inkor, diz que não será candidato.

Capela e veículo
Dois pontos. O povo católico de Imbituba quer saber como está a situação da Capela de São Pedro, transferida do interior da área portuária para a antiga entrada do porto. Com o novo governo e administração portuária, tudo empacou, e até agora, praticamente com seis meses de inauguração, nada foi decidido. Será alguma retaliação contra os católicos da cidade? O segundo ponto é quanto ao caminhão que o porto licitou para o Corpo de Bombeiros da cidade, que também continua emperrado. O que está acontecendo? E de quem é a culpa? Alguém se habilita a responder?

Eduardo Ventura
O jornalista e narrador esportivo Eduardo Ventura, da JK Super Santa, de Tubarão, foi o meu convidado de ontem no Jornal Gente, da Difusora FM 100.3, emissora Bandeirantes de Imbituba. Sua história, luta, batalha, decepções e conquistas formam o roteiro de um excelente livro. Ventura emocionou e deixou claro que vale a pena lutar pelos seus objetivos. Parabéns, amigo.