Política

NÉIA LOPES




Sábado, 12/01/2019, às 06:00

O fim das ADR’s

O decreto que vai oficializar a desativação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), que será publicado nos próximos dias no Diário Oficial, prevê que, até a desativação por completo das regionais, apenas quatro gerências serão mantidas em cada uma das Pastas: Administração, Finanças e Contabilidade; Saúde; Educação; e Infraestrutura. A gerência de Administração de cada ADR será legalmente e juridicamente responsável pela estrutura até a desativação.

O fim 2 
De acordo com o decreto, a partir do dia 1º de maio as estruturas devem estar desativadas, e as setoriais e entidades da administração direta que detêm a competência legal ou regimental devem assumir as competências de todas as ADR’s desativadas, assim como os bens. O impacto financeiro destas medidas aos cofres do Estado ainda está sendo mensurado, mas certamente será bastante considerável.

Votações secretas!
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou que as votações para as eleições de escolha das mesas diretoras do Senado e Câmara Federal ocorram de forma secreta, como preveem os regimentos das Casas. As votações ocorrerão no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos novos parlamentares.

Corporativo
Mais de R$ 52 milhões foram gastos somente em 2018 pelo governo Temer para o pagamento de faturas de cartões corporativos, o que é um verdadeiro abuso. Mesmo assim, o valor está longe do recorde histórico de gastos com os corporativos, atingido pelo governo Lula em 2010, com mais de R$ 80 milhões torrados. 

Sinal
A Polícia Rodoviária Federal disponibiliza a todos os internautas o Sinal, Sistema Nacional de Alarmes, que permite a inclusão de dados de veículos furtados ou roubados antes mesmo do registro da ocorrência policial sobre o ato. O sistema pode ser acessado pelo site da PRF (www.prf.gov.br/sinal), e os registros também podem ser feitos por telefone (191).

Sinal 2
Comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Assim, de acordo com a PRF, o Sistema Sinal supre uma importante necessidade, pois disponibiliza, imediatamente, aos policiais rodoviários em todo o país informações de ocorrências de furto/roubo de veículos, tornando-
se uma eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime.

Arma
Pelo Twitter, o tucano José Serra criticou a proposta de liberar a posse de armas. “A proposta de liberar a posse de armas, embora atenue a sensação de medo e crie a falsa sensação de aumento da segurança, trará o efeito contrário: mais violência e mais mortes. Para combater a violência, é preciso firmeza, mas também inteligência”.

Visita
O presidente da Amurel, prefeito Robson Back, visitou nesta semana o novo gerente regional do Instituto do Meio Ambiente SC – IMA, engenheiro sanitarista Deovane Wagner. Na visita, o presidente apresentou a gama de serviços e assessorias que a Amurel presta aos municípios, em especial aquelas voltadas ao meio ambiente.

DIZEM, MAS EU NÃO AFIRMO
Que vai acabar ficando ‘elas por elas’...