Etiqueta

ESTELA MAURA




Segunda-feira, 07/01/2019, às 06:00

Boas férias!

As tão esperadas férias chegaram, e, com elas, a mudança de rotina. A maioria da população viaja para descansar, altera seus hábitos alimentares e quer esquecer da rigidez de horários de outras épocas do ano.

Alguns partem para um acampamento ou para uma experiência de intercâmbio; outros viajam para pousadas ou hotéis; e alguns torcem para ser um momento de reencontro na casa de parentes e amigos, enquanto há famílias que só conseguem se reunir durante as férias de verão. São filhos que estudam fora, pais que possuem atividades profissionais que obrigam um longo distanciamento, entre outros muitos motivos. O fato é que algumas famílias só convivem, de fato, durante este
período de férias, e, para certas pessoas, este tempo significa uma exigente fase de readaptação. Quem se acostumou com rotinas mais individualistas estranha dividir o espaço físico e tantas outras coisas ao conviver com um número maior de pessoas no mesmo local. Esta circunstância pode gerar algum tipo de desconforto nos relacionamentos entre parentes e amigos durante a fase em que estão juntos. Mas estar aberto a novas situações, inclusive durante as férias, é benéfico em inúmeros sentidos. Este pode ser um tempo para treinar tolerância, bom humor, resiliência, criatividade, parceria, respeito, comunicação pessoal, assertividade e... boas maneiras. Com uma boa dose de otimismo, chega a ser um workshop de bons relacionamentos!

Na verdade, é positivo conviver, dividir tarefas domésticas, respeitar o outro que quer dormir um pouco mais, saber esperar quando o compromisso não é tão importante, cumprir o que foi combinado com o grupo, lembrar de deixar um pouco de sorvete para aquele que ainda não chegou, exercitar as palavras mágicas, evitar deixar bagunça demais espalhada por todos os cantos e pensar um pouco nos demais.

Entre um passeio turístico e outro, um torneio de esportes ou uma semana de muita chuva, vale improvisar, fazer algo agradável para si e para os outros, praticar uma vida mais saudável e ser civilizado.

Afinal, férias é tempo de descanso, lazer e experiências diferentes. Muitas vezes, é um período intenso que reúne pessoas de culturas distintas, personalidades únicas, hábitos e gastronomia inusitados. Enfim, uma fase em que novos e antigos relacionamentos podem fazer a diferença para o resto do ano.