Geral

ARILTON BARREIROS




Quinta-feira, 01/03/2018, às 06:00

Audiência do rotativo

Cerca de quarenta pessoas participaram ontem, na sede da Amurel, da audiência pública que tratou sobre o estacionamento rotativo de Tubarão. Mais uma etapa das exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi assim cumprida pela prefeitura. Ficou acordado que até o dia 5 toda a documentação a ser entregue pela empresa de consultoria Paraná Sul, que fez a explanação aos presentes ontem na audiência, será enviada ao TCE, e, tão logo haja a liberação, o edital será lançado pelo município. Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão), Harrison Marcon Cachoeira, o processo está sendo transparente, e, na sua opinião, até outubro o sistema deverá estar funcionando. O vereador José Luiz Tancredo (PSDB) questionou o preço por hora, que a princípio será de R$ 3, dizendo que o considera alto, porque na cidade existem estacionamentos privados que cobram R$ 2. O secretário Alexandre Moraes disse que, sendo otimista, tudo funcionará em agosto. Sendo pessimista, até outubro. O colunista acha que não sai neste ano ainda.

Entrelinhas

O Grupo de apoiadores da pré-candidatura de Pepê Collaço (Progressistas) a deputado estadual não para de crescer. Depois da adesão do ex-prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, o vereador Antônio Clésio Costa, presidente do partido em Imbituba, reforçou o compromisso de apoiar Pepê porque entende que a região precisa de representatividade na assembleia. Clésio é uma liderança histórica e está no quinto mandato no Legislativo.

Segundo dados do Banco Central, em 2017 os bancos encerraram o ano com 21.062 agências em funcionamento, 1.485 a menos que em 2016. Foi a maior redução que já ocorreu em toda a história do Brasil. Só o Banco do Brasil fechou 670 agências. Pelo que consta, a ideia é suavizar o ciclo de redução este ano.

Câmara de Tubarão aprovou projeto de lei de autoria do vereador Maurício da Silva, que institui o dia 28 de fevereiro como o “Dia da Intensificação da Prevenção e do Combate ao Bullying”. Já o vereador Moisés Nunes teve aprovado o projeto que denomina de rua Manoel de Souza Cardoso uma via pública localizada em Sanga do Lageado.

A Cergral Distribuição e Geração convida todos os seus associados a participarem da Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 3, sábado próximo, nas dependências do auditório do Centro Comunitário Sagrado Coração de Jesus, a partir das 8h da manhã. Na pauta, diversos assuntos de interesse dos associados.

O Sinpaaet (Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão) tem eleição hoje para a nova diretoria. Serão onze os pontos de votação, das 7h às 20h. Uma única chapa foi registrada, tendo o professor de geografia da Unisul Agostinho Schneiders como candidato a presidente. A atual presidente Gisele Vargas, por força do Estatuto, não pode mais ser candidata, já que foi eleita duas vezes.

A arquiteta da Amurel Ana Gabriela Reis entregou ao coordenador do Departamento de Agricultura do município de Imaruí, Djalma Henrique Martins, os projetos de pavimentação das ruas Izaú Luiz Bittencourt e Manuel Luciano da Silva. As obras serão feitas com recursos próprios da municipalidade.