Geral

ARILTON BARREIROS




Segunda-feira, 31/10/2016, às 06:00

De boca aberta

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Torquato Lorena, deu uma declaração durante o 13º Congresso Nacional do Ministério Público de Contas em nossa capital que deixou os presentes de boca aberta. Segundo os dados que forneceu, 67% dos recursos públicos são desviados em todos os municípios do Brasil. O mais estarrecedor é que o montante desviado vai da compra de merenda escolar a medicamentos e saneamento básico, ou seja, estão tirando da boca das crianças e da população mais pobre do país. O procurador do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, Diogo Ringenberg, recentemente em entrevista reconheceu que as instituições de controle externo precisam avançar muito mais na fiscalização do dinheiro público. E ele tem razão, mas o problema é que tudo no Brasil anda devagar demais, menos a corrupção, infelizmente.

Entrelinhas

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Tubarão e Capivari de Baixo, Laura Oppa, está convidando os interessados para a audiência pública sobre a educação infantil de Tubarão, que será realizada amanhã às 18h tendo por local o auditório do Praça Shopping, no Centro.

Candidatos e partidos políticos devem encaminhar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas até amanhã. Além dos candidatos, os órgãos partidários vinculados aos candidatos em todas as suas esferas, bem como os partidos que efetuaram doações ou gastos com as candidaturas, devem observar a data.

Na primeira reunião da Amurel, Associação dos Municípios da Região de Laguna, em 2017, Joares Ponticelli, prefeito eleito de Tubarão, colocará seu nome à disposição para dirigir a entidade. O saudoso Manoel Bertoncini em 2011 foi o último prefeito da Cidade Azul a assumir o cargo de presidente.

Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna enviou comunicado ao prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli, destacando que não se opõe, em relação à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, à construção de 100 metros de molhes no lado norte da Barra do Camacho.

A partir de amanhã o setor administrativo da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão atenderá o público em novo horário, das 13h às 19h. Estão inclusos neste horário o setor de controle, avaliação, auditoria e planejamento, setor de tratamento fora de domicílio e as diversas coordenações.

Em artigo publicado ontem, os procuradores Deltan Dallagnol e Orlando Martello, integrantes da Lava Jato, condenaram a iniciativa dos deputados e senadores que pretendem anistiar o crime de caixa dois, no momento em que a delação da Odebrecht ameaça vários políticos, como José Serra, que recebeu R$ 23 milhões na Suíça.

A Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina promoveu reunião com os presidentes das cooperativas de eletricidade em Gravatal na última sexta-feira. Entre os assuntos da pauta a avaliação das tarifas das cooperativas e concessionárias, apresentada pelo presidente da Cergral, João Vânio Mendonça Cardoso.