Geral

ARILTON BARREIROS




Sábado, 03/10/2015, às 06:00

Pensão vitalícia de ex-governantes

Se for para fazer economia, que se comece por cima. Que tal acabar com o imoral salário de R$ 28 mil mensais que embolsam hoje cerca de nove ex-governadores de nosso Estado? O contribuinte banca R$ 3 milhões por ano, o que daria para construir cinco pontes sobre o Rio Tubarão. Na Assembleia Legislativa, uma Proposta de Emenda à Constituição pelo fim do pagamento está há quatro anos engavetada. Interessante que ninguém tem coragem de tocar no assunto porque acaba mexendo com famílias importantes da política de Santa Catarina. Em outros Estados do Brasil, esse absurdo não existe ou está em vias de ser extinto. O pagamento pode ser legal, mas convenhamos que passa a ser imoral quando se sabe que os municípios não têm recursos para investimentos e os prefeitos vivem de pires na mão tentando obter recursos para obras. Chega de hipocrisia. Está na hora de se acabar com tantos privilégios.


Entrelinhas

Atendendo pedido do governo do Estado, a prefeitura de São Ludgero, de comum acordo com o Comando dos Bombeiros e a diretoria da Cegero, transferiu a data de inauguração do Grupo de Bombeiros Militar para o dia 6, terça-feira próxima, às 15h30. Governador Colombo deverá se fazer presente ao ato.

Instituto Federal de SC, IFSC, estará com inscrições abertas até dia 9 de novembro para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação, com início no primeiro semestre de 2016. Ao todo, são 4.671 vagas em 19 cidades e na região Sul existem 532 vagas para Araranguá, Criciúma e Tubarão.

Presidente da Cergral (Cooperativa de Eletricidade de Gravatal), João Vânio Cardoso Mendonça, está muito feliz com a entrada em operação neste mês da PCH Spessato, localizada em Herval Velho, no Oeste catarinense. A Cergral participa como societária da empresa Três Leões, que constrói três PCHs.

Na Câmara de Tubarão, o vereador Clodoaldo de Medeiros teve aprovados os nomes de Alberto Cargnin, Antônio Ari Moreira e Raymundo Tonon para denominar ruas localizadas no bairro de Congonhas. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Reduzir a quantidade de vazamentos é uma das metas da Atlantis Gestão em Saneamento no novo município atendido, Gravatal. Técnicos estiveram trabalhando na comunidade de Bela Vista para evitar o desperdício de água. A empresa também já entregou vários veículos e até retroescavadeira para os serviços.

Deputado estadual José Nei Ascari passou a tarde inteira de sexta-feira em Tubarão. Visitou correligionários, fez reuniões e no final da tarde foi ao Farol Shopping, onde conversou com o secretário Geraldo Althoff, com o juiz Júlio César Knol e mais de uma dezena de eleitores.

Em resposta à crise política e fiscal do governo, a presidente Dilma confirmou o corte de oito pastas, anunciou redução de 10% de seu salário, do vice e dos ministros, contemplou o PMDB com sete ministérios e o PDT com o Ministério das Comunicações. Quem dançou foi o catarinense Manoel Dias.