MENU

COLUNISTAS


Variedades

JOSÉ WARMUTH




 
 

Sexta-feira, 19/05/2017, às 06:00

A Abóbora

Várias são as curiosidades sobre este que é um dos mais versáteis legumes, e que, com frequência, todos temos à mesa. É saborosa na forma natural e mais ainda quando caramelada. Huuum! Camarão na moranga, uma delícia, e, poucos sabem, é maravilhosa como nhoque. No Brasil, além do seu nome clássico, pode ser chamada de moranga e, no Nordeste, de jerimum, sendo o jerimum com jabá um dos pratos muito apreciados pelos nordestinos. Sabem o que é? É abóbora com charque (carne seca).

Nos Estados Unidos é muito popular a festa do Halloween, que ocorre na véspera do Dia de Todos os Santos, em que abóboras são esvaziadas de suas sementes e ganham olhos, nariz e dentes. Uma vela no seu interior imprime um aspecto fantasmagórico ao artefato, principalmente à noite.

Nos Estados Unidos, atribui-se aos imigrantes irlandeses o hábito de enterrar uma abóbora junto às sepulturas, para dar aos mortos energia na sua vida após a morte.

Uma expressão nossa, hoje em desuso, é “não espere virar abóbora”, que quer dizer: não perca muito tempo.

As sementes de abóbora contêm um excelente remédio contra os vermes do aparelho digestivo, como lombrigas e tênias, estas conhecidas como “solitárias”. Povos do Oriente Médio, como os israelenses, têm o hábito de consumi-las como prevenção contra essas verminoses.

As morangas são ricas em ferro, potássio e em vitaminas A, C e E, que são antioxidantes.

Portanto, vamos comer abóboras. Aliás, nós, tubaronenses, temos o apelido de “papa-abóboras”, sabiam? Vamos honrá-lo.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL