MENU

COLUNISTAS


Geral

GERVÁZIO PLÁCIDO




 
 

Sexta-feira, 15/03/2019, às 00:00

Porto de Imbituba cresce 15% em 2019

O Porto de Imbituba fechou janeiro e fevereiro com alta de 15% na movimentação de cargas. O resultado bimestral soma um volume movimentado de cerca de 750 mil toneladas, aproximadamente 100 mil toneladas a mais que o mesmo período de 2018. A perspectiva da SCPar Porto de Imbituba, empresa pública que administra o Porto, é que o complexo portuário do Sul catarinense movimente 5,4 milhões de toneladas em 2019. O transporte de contêineres, coque, milho, hulha betuminosa e toras de madeira representara 73% de todas as cargas que passaram pelo Porto entre janeiro e fevereiro de 2019. Em relação à balança comercial, a importação liderou as operações, com 43,6% do total movimentado, seguida das exportações, com 38,8%. Os demais 17,6% ficaram para a cabotagem, navegação na costa brasileira. Para Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, o crescimento do Porto reflete o esforço que tem sido empregado para a melhoria de suas condições operacionais, e para a atração e retenção de cargas. “O desafio agora é atrair novas linhas de navegação, realizar melhorias estruturais para o recebimento e embarque de mercadorias, além de trabalhar com BI (business intelligence), tecnologias da informação e estratégias de inovação para alavancar nossa competitividade no mercado”, avalia o presidente.

Simulado de Emergência
A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi acionada na última quarta-feira (27) para o primeiro exercício simulado do Plano de Controle de Emergência (PCE) de 2019. O cenário de queda de homem ao mar mobilizou a equipe de atendimento a emergências da autoridade portuária para o resgate de um trabalhador que teria caído do cais 2, de uma altura de aproximadamente seis metros. Durante a simulação, ao presenciar a queda do trabalhador no mar, o vigilante do cais 2 comunicou a ocorrência à unidade de segurança do Porto, para o acionamento da Brigada.

Creche Caic
Merece destaque a Creche Caic, do município de Imbituba, e suas professoras e diretores, através de Raquel Duarte e Rosalba da Silva. Mesmo com as dificuldades do dia a dia, crianças de vários níveis e pais nem sempre compreensivos, elas fazem um trabalho digno, vocacional e dentro das limitações que a prefeitura oferece. Portanto, Mês da Mulher, as segundas mães de nossos filhos e netos merecem nosso carinho especial. E aqui é feito, então, um pedido ao prefeito Rosenvaldo, para que dê mais atenção àquelas profissionais.

Homologação
Foi homologado o edital de licitação número 062/2018.

O objeto é a contratação de empresa de engenharia para a execução de serviço de desmonte e remoção da embarcação Draga Sergipe. O diretor-presidente da SC-Par Porto de Imbituba, Jamazi Egle, no uso de suas atribuições, homologou o resultado da licitação número 062/2018, bem como adjudicou o objeto licitado em favor da empresa Magma Engenharia Eireli. A notícia está publicada no Diário Oficial 20.970.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL