MENU

COLUNISTAS


Geral

LÚCIO FLÁVIO




 
 

Sábado, 25/05/2019, às 06:00

Rumo ao sesquicentenário

Tubarão é uma cidade em transformação. Para melhor, convém dizer. Não são poucas as conquistas que se pode celebrar quando a cidade comemora seus 149 anos. Em todas as áreas é possível listar uma série de ações desenvolvidas pela atual gestão municipal. Para onde se olha, é impossível não perceber uma obra sendo feita, se não pela própria prefeitura, mas através do empenho dessa para que projetos importantes saíssem do papel, como a rodovia Ivane Fretta e o Centro de Inovação (pelo governo do Estado), e as obras do saneamento básico, pela Tubarão Saneamento.

É importante valorizar esse momento porque, desde que assumiu, o prefeito Joares Ponticelli, juntamente com o vice, Caio Tokarski, imprimiu um ritmo forte nas ações do poder público. Foi assim com as obras dos acessos, cujo início se deu ainda no primeiro ano de gestão. Contribui bastante o fato de Joares ser um político de renome estadual, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa e governador interino do Estado, em 2013. Em janeiro deste ano, assumiu a presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), onde tem se destacado pela defesa veemente do municipalismo.

Na última eleição muito se falou em nova política, que devíamos votar em políticos recém-filiados, como se a inexperiência e a falta de serviços prestados fossem pré-requisitos para exercer um bom mandato, quando é exatamente o contrário. Claro que se deve dar espaço ao novo, e Tubarão foi beneficiada com a eleição do atual governador. Mas também é muito bom ver políticos experientes como Joares mostrando, com sua performance e toda sua experiência, que está preparando bem a cidade para o futuro, especialmente para o ano que vem, quando iremos comemorar o nosso sesquicentenário.

 

Uma nova cidade
Quando completar 150 anos, no ano que vem, teremos as obras que citei encerradas e já inauguradas, incluindo a passarela em frente à Unisul. Será uma outra cidade, com uma nova perspectiva de futuro. Mas por agora já podemos comemorar o bom início da Área Azul, anteriormente sempre problemática. A restauração do ginásio Salgadão; a revitalização de várias escolas, através de parcerias com empresas e a própria comunidade; o convênio com as creches, que irá zerar a fila de espera na educação infantil.
Na Saúde, destaque para a Policlínica Central, com padrão de atendimento equivalente às clínicas particulares. Também é importante citar o pagamento de precatórios, saneando as dívidas passadas, e que permitirá mais investimento no futuro. Enfim, são ações importantes da atual gestão que recolocaram a cidade no caminho do crescimento, e contribuem para uma melhor qualidade de vida dos tubaronenses.

Canteiro de obras
Não se pode esquecer que essas obras que estão transformando a cidade acontecem em meio à pior crise que o país atravessa, e que parece nunca ter fim. Os governos estaduais e o federal estão sem dinheiro, e só se tem notícia de obras paradas ou atrasadas em tudo quanto é lugar. Nessa condição, podemos dizer que Tubarão é uma espécie de oásis. Ao invés de desanimar e cruzar os braços, Joares transformou a cidade num canteiro de obras, como todo político (da velha e boa política) sempre sonhou em fazer.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL