MENU

COLUNISTAS


Variedades

MICHELINE ZIM




 
 

Sexta-feira, 05/07/2019, às 06:00

Olhando o mar

“Não chega a ser segredo o fato de que ficar diante do mar, mesmo sem realizar mergulhos, ajuda a relaxar e experimentar a sensação de bem-estar. Mas o que você talvez não saiba é que o fenômeno tem poder cientificamente comprovado de mudar o seu cérebro e saúde mental.
Através de um projeto chamado BlueHealth, a pesquisadora Lora Fleming e sua equipe, da universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou o impacto do mar e de suas ondas na mente humana.
De acordo com o estudo, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada.
Foi constatado também que o cortisol, o hormônio do estresse, também tem seus níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar, que têm padrões de volume e frequência harmônicos e relaxantes.
Além disso, o som gerado pelo mar pode nos remeter aos ruídos que ouvimos quando estamos na barriga de nossas mães, o que provocaria um grande impacto emocional inconsciente no que diz respeito à proteção e segurança”. Então, fica a dica: se está estressado, vai ver o mar...

Festa de São Pedro
Segue até domingo a Festa de São Pedro, na Ponta das Pedras, em Laguna. A abertura do pavilhão de eventos acontece às 15h, hoje e amanhã. Missas e shows também fazem parte da programação, que está reunindo um grande número de pessoas desde o primeiro dia de festa. No domingo, no encerramento, será realizada uma procissão, às 16h, saindo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e percorrendo as ruas da comunidade. Às 20h, haverá missa novena de encerramento, com o coral Nossa Senhora dos Navegantes.

Culinária afetiva
Saborosos pratos de frutos do mar e muita troca de conhecimento: foi com esta combinação que aconteceu o encontro de resgate e experiências da culinária afetiva, nesta semana, no salão paroquial de Caputera, em Laguna. Promovido pela Epagri, em parceria com a secretaria de Pesca e Agricultura, reuniu voluntárias da região das comunidades do Estreito, Barreiros, Caputera, Mato Alto e Barranceira, que prepararam receitas à base de amor e lembranças. Com toda a modernidade e as mudanças na alimentação, a comida caseira acaba ficando um pouco de lado. A partir desta ideia, a Epagri resolveu realizar a segunda edição do encontro para valorizar o preparo de receitas com frutos do mar, resgatando todas as histórias que estavam por trás dos pratos, passadas por gerações.

Tubarão 180°
O programa Tubarão 180º foi um dos destaques no Seminário Catarinense de Gestão Municipal, Inovação e Transformação Digital, realizado nesta semana, em Blumenau. O tema “Construindo uma cidade do futuro”, que integra o programa Tubarão 180º, foi apresentado pelo prefeito Joares Ponticelli. O Tubarão 180º consiste em pensar e construir a cidade do futuro em um esforço conjunto entre governo e sociedade, tendo como premissas a cooperação, a visão de futuro e o bem comum. O planejamento é estar em permanente aperfeiçoamento e crescimento, com a participação ativa da sociedade.

Sem cortes
Um projeto de lei que está tramitando na Alesc quer proibir o corte de energia elétrica, água e gás nos feriados, finais de semana e pontos facultativos em residências no Estado de Santa Catarina por motivo de inadimplência do consumidor. Para o autor do projeto, deputado Jerry Comper (MDB), o fornecimento destes serviços é considerado essencial para a população. Ainda segundo o PL, o consumidor não deve ser submetido à situação de constrangimento desnecessário.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL