MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Segunda-feira, 17/06/2019, às 06:00

O jeito Bolsonaro de ser

Enquanto se aguarda a reação do mercado e os opositores se regozijam com a ideia de que ele está “perdido” na administração do governo, a grande massa de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passou o domingo vibrando nas redes sociais com a saída do presidente do BNDES, Joaquim Levy, em clara demonstração de apoio ao discurso nada convencional do presidente da República, que, na véspera, deixou claro que estava descontente com as ações do ex-ministro do governo de Dilma Roussef, mostrando que nunca será um político “vaselina”, que adora enganar a população varrendo para debaixo do tapete as mazelas de sua administração. Aliás, pra quem acha que, com a atitude, Bolsonaro desrespeitou Paulo Guedes, já que foi ele quem indicou Levy, ontem o Estadão publicou a informação de que o próprio Guedes não estava nada satisfeito com que vinha fazendo o presidente do banco.  

Pito ensaiado
Assim sendo, não é de se considerar absurda a possibilidade de que a manifestação de Bolsonaro na véspera do pedido de demissão, dando um pito público em Joaquim Levy, foi algo orquestrado com o próprio Guedes, para exatamente forçar o ex-ministro petista a entregar o cargo. Com ele, também acabou demissionário aquele que teria sido o pivô da crise, o advogado Marcos Barbosa Pinto, petista de carteirinha, que, a contragosto de Bolsonaro e Guedes, havia sido indicado por Levy para a função de diretor de Mercado de Capitais do banco de fomento.

De bem com o seu eleitorado 
O mais incrível nisso tudo é que, por mais que a extrema imprensa ataque; o mercado reaja negativamente; parlamentares tripudiem e os analistas arrepiem os cabelos, Jair Bolsonaro continua sendo o que sempre foi: determinado, convicto e sem meias palavras, o que parece agradar cada vez mais aos seus eleitores. Não é por acaso que, apesar da maciça campanha difamatória de adversários aliados à boa parte da mídia, o “capitão”, como costuma ser chamado, tem sido ovacionado por onde passa.

Nos estados e nos estádios
Foi assim ao chegar ao Norte do país na sexta-feira, e no Rio Grande do Sul, no sábado, e já havia sido assim pelos estádios de futebol por onde passou nos últimos dias. É o jeito Bolsonaro de ser: avesso ao “faz de conta” e mandando às favas o “politicamente correto”. Onde vai parar tudo isso, ninguém sabe, mas é bom os adversários irem se acostumando com a ideia de que Bolsonaro é o que é, sem máscaras, e talvez tenha sido por isso que conseguiu quase 60 milhões de votos nas eleições. 

Incrementando a economia 
E o governo de Carlos Moisés (PSL) parece aquele mineirinho que fica a comer o mingau pelas bordas. Aos poucos, vai estabelecendo suas diretrizes e ganhando a confiança dos empreendedores. Apesar da crise que ronda toda a economia brasileira, aqui em Santa Catarina vários investimentos são anunciados, muitos dos quais são fruto da continuidade dos programas governamentais. Neste final de semana, por exemplo, foram anunciados quase R$ 295 milhões de investimentos privados, que, aplicados, vão possibilitar aproximadamente 3.500 novos empregos diretos e indiretos no Estado, o que demonstra a força do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense, o Prodec. 

O secretário tubaronense 
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), comandada pelo tubaronense Lucas Esmeraldino, o programa já existe há mais de três décadas, e possibilitou a instalação de pelo menos 700 empreendimentos no Estado. Só nos últimos dias, o Prodec habilitou mais cinco empresas em programas especiais para o incremento de suas áreas de produção: a Portobello, em Tijucas; a Cerâmica Urussanga, na cidade que lhe empresta o nome; a Duas Rodas, em Jaraguá do Sul; e a Pacífico Sul e TecnoBlu, em Blumenau. O Prodec dá a oportunidade de as empresas direcionarem parte do valor que pagariam em tributos estatuais para fomentar o crescimento, com o recurso sendo investido na expansão e geração de novos empregos.  

 




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL