MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Sexta-feira, 26/04/2019, às 06:00

Sem rotativo, por enquanto

Não será na próxima semana, como estava previsto, o início efetivo da cobrança do estacionamento rotativo em Tubarão. A decisão foi tomada ontem pela Apae, concessionária dos serviços, conjuntamente com a empresa paulista contratada para gerenciar o sistema, após uma longa conversa com os representantes da imprensa escrita, falada e televisada. O encontro, que se deu nas dependências da própria instituição, serviu para que se levantassem e discutissem todos os problemas que ainda existem na estrutura que vem sendo montada, e que nós captamos de forma fácil através dos canais de comunicação junto aos nossos leitores e ouvintes. Ao fim, chegou-se à conclusão de que era preferível adiar o início da cobrança a ter que voltar na decisão e reformular tudo num momento futuro. 

Planejamento, trânsito e vereadores
Foi importante também a participação no encontro dos representantes da Secretaria de Planejamento e Gerência de Trânsito Nilton de Campos e Dionísio de Quadros, bem como do vereador José Luiz Tancredo, ex-secretário de Planejamento e profundo conhecedor da matéria, tanto na parte legislativa quanto executiva, pois já havia participado de processos idênticos em gestões anteriores. Alterações necessárias no decreto municipal que instituiu o sistema; correções nas demarcações feitas em vias públicas – algumas, flagrantemente, fora das medidas; necessidade de concluir a instalação das placas indicativas e algumas outras correções de problemas aventados fizeram com que a Apae, através de sua diretoria, optasse por aguardar um pouco mais para iniciar a cobrança.

Continua a conscientização 
Sempre é bom lembrar que o empresário Riberto Lima, o Beto, apaeano indicado para ser o gestor da implantação, tem dito ao longo dos últimos meses que nada será feito se não estiver em conformidade com a legislação pertinente e que seja de fácil entendimento do público usuário, e isso ficou claro ontem, o que também é do entendimento do presidente Luciano Menezes e dos diretores da empresa gerenciadora da Área Azul. Decidiu-se, então, que, enquanto os ajustes não são feitos, os monitores já contratados e treinados continuarão nas ruas orientando os motoristas e distribuindo panfletos com informações sobre a cobrança. Penso que, no máximo, nos próximos dez dias tudo seja solucionado.  

Hipócritas de plantão 
Acompanhei atentamente a instalação ontem da Comissão Especial que vai, pelas próximas 40 sessões plenárias da Câmara dos Deputados, discutir e promover os ajustes necessários à famigerada reforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro. No primeiro encontro do Colegiado, que serviu apenas para a instalação da comissão, quase todos os integrantes falaram, e já deu para observar que o “Festival Mundial da Hipocrisia” terá muitos novos candidatos ao Oscar. Ouvir Alice Portugal, do PCdoB, reclamar que, ao invés da reforma da previdência,
deveríamos nos debruçar sobre a lista e cobrar dos que devem aos cofres públicos, sabendo que seu partido, durante 14 anos, serviu de penduricalho a quem estava no poder e nada fez nesse sentido, é nauseante. E vamos que vamos. 

A sua sacola de lixo
Achei impactante e convincente a iniciativa do prefeito de Imbé, no Litoral Norte gaúcho, visando despertar a consciência ecológica de sua população após problemas de alagamento quando das enxurradas do verão. Pierre Emerim, que é advogado e foi eleito com quase 70% dos votos na última eleição, usou suas redes sociais para anunciar uma descoberta feita quando da revisão do sistema de escoamento fluvial das principais ruas e avenidas da cidade balneária, que simplesmente deixou de funcionar. Eis o que ele escreveu: “Para refletir! Sabe aquela garrafa pet, sacola plástica que você jogou na rua?? Encontramos ela aqui, perto da sua casa. Choveu, alagou tudo, fomos tentar descobrir a causa, achamos...”. A foto diz tudo.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL