MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Quinta-feira, 04/04/2019, às 00:00

Debate com o governador

A Amurel estará representada hoje em Florianópolis no 2º Encontro de Articulação entre Estado e Municípios, pelo seu presidente, Beto Kuerten Marcelino, prefeito de Braço do Norte, e o diretor Executivo Celso Heidemann, ex-
prefeito de Santa Rosa de Lima. Mas não só eles. Lá estará também, como presidente da Federação Catarinense dos Municípios, a Fecam, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. A conversa marcada para acontecer no auditório da secretaria de Estado da Defesa Civil reunirá ainda os presidentes das demais 20 associações de municípios, com seus respectivos diretores executivos.

A pauta
É possível que os presidentes das associações aproveitem a conversa para, pelo menos, tentar levantar outros temas, mas a pauta principal do encontro será a infraestrutura, especialmente a conservação das rodovias estaduais. Tanto que, de parte do governo, além do próprio governador, estão escalados para o debate os secretários da Casa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e da Infraestrutura, Carlos Hassler. Vale lembrar que, a pedido do próprio governador Carlos Moisés, a Amurel fez recentemente um levantamento das estradas estaduais que cortam a região, pontuando as condições destas e quais as principais necessidades de manutenção. A partir deste diagnóstico, feito pelas associações em todas as rodovias estaduais, a conversa de hoje poderá definir soluções para os problemas detectados.  

Brasileiros no exterior
É esperar pra ver. Se considerarmos os indicativos, deve aumentar o número de pessoas que vão deixar o Brasil em 2019. A base de cálculo parte dos dados de 2018, ano em que, oficialmente, 22,4 mil brasileiros fizeram declaração definitiva de saída de nosso país para morar no exterior. Os dados apresentados não especificam o destino e nem as razões que os levaram a tomar tal decisão. O estudo apresentado pela Receita Federal dá conta também de que, em 2017, foram 21,2 mil, o que confirma que os registros crescem de forma acentuada desde 2014, quando o Brasil passou a sentir os primeiros sinais da recessão econômica. Segundo a própria Receita, até então, os pedidos de saída definitiva não superavam dez mil. É muito cedo para analisarmos os dados de 2019, mas eles, mais cedo ou mais tarde, acabarão servindo de parâmetro para sentirmos o grau de esperança do povo neste novo Brasil. 

Direita x Esquerda
Como único catarinense integrante do Parlasul, órgão representativo que reúne parlamentares do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) voltou entusiasmado com as discussões intensas durante um recente encontro em Montevidéu, no Uruguai. Novato no órgão, Peninha diz que a experiência foi muito positiva, principalmente nas discussões sobre economia, mas o que mais lhe chamou atenção foram os embates bastante acirrados entre os parlamentares de esquerda, defendendo o socialismo e suas diretrizes, e os da direita, entre os quais ele se inclui, defendendo o livre mercado e a livre iniciativa. Enfim, até no Parlasul está claro que na América do Hemisfério Sul está cada vez mais latente a discussão entre os dois lados. Se equivoca quem pensa que isso se trata apenas de retórica em época de eleições.

Centro de eventos
Atrativos naturais, ela já tem. Rede hoteleira, nem se fala. Por isso, a importância do evento ocorrido dias trás em Gravatal, quando o diretor Executivo da Amurel, Celso Heidemann, entregou ao prefeito, Vardo Bez de Oliveira, projetos complementares do centro de eventos da cidade, obra orçada em mais de R$ 1,6 milhão, a ser edificada em Termas do Gravatal. Participou do ato o gestor de convênios do município, Charles Schelter, que alimentou de dados os técnicos da Amurel para tal execução.

A mãe dos pequenos
Vardo, como é conhecido, recebeu das mãos de Heidemann os projetos hodrossanitário, elétrico, preventivo contra incêndio, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, dentre outros, complementares aos projetos arquitetônico e estrutural da obra. Mais uma grande contribuição do setor de Engenharia e Arquitetura da associação, que tem sido o verdadeiro “coração de mãe” dos pequenos municípios da Amurel.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL