MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Segunda-feira, 11/02/2019, às 06:00

Violência no Parque Linear

Não é incomum mulheres serem alvo de piadinhas ou, até mesmo, serem assediadas diretamente por tarados nas avenidas de entorno do rio Tubarão em horários diferenciados, mas muito mais à noite. Há décadas se ouve que, principalmente na José Acácio Moreira, e prioritariamente entre jovens estudantes universitárias, se registram casos deste tipo. Os episódios ocorridos nos últimos tempos, todavia, nos conduzem à preocupação e requerem medidas urgentes das autoridades. O mais recente – neste final de semana – pode se classificar como estarrecedor, mesmo porque não se trata de uma estudante, e foi praticado em plena luz do dia.

Salva por outras duas
No sábado, no meio da manhã, a Polícia Militar foi acionada para atender um caso de estupro quase consumado, na Acácio Moreira, e pior, já na região central da cidade, local de maior movimento. A vítima, uma mulher de 49 anos, relatou que “estava caminhando pelo Parque Linear sentido Unisul/Centro quando, próximo à Cia dos Móveis, ultrapassou um homem que aparentava ter uns 30 anos”. Ela observou que era branco, tinha olhos azuis e vestia uma bermuda azul, com camiseta verde, e que minutos após teve seus cabelos agarrados, tendo sido arrastada para a barranca do rio.

Uma boa opção para as câmeras
“Ele mandou eu calar a boca e tentou me estuprar. Então, comecei a lutar para me desvencilhar, e gritar por socorro, sempre sendo ameaçada de morte. Minha sorte foi que duas outras caminhantes surgiram e me socorreram”. Segundo as testemunhas, enquanto elas ajudavam a mulher a chegar até o talude, o agressor fugiu em direção à Unisul. A polícia, de posse das características do estuprador, fez algumas buscas pela região do Dehon, mas não localizou ninguém que se enquadrasse. A cidade tem muitas necessidades, sabemos, mas está na hora de as autoridades planejarem a implantação de algumas câmeras de vigilância em pontos estratégicos dessas avenidas em torno de Tubarão. É inadmissível que um local projetado para as pessoas andarem livres, leves e soltas se transforme numa armadilha para malfeitores.

Calor e tempestades 
Segundo um anúncio feito ontem pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, o conhecido Ciram, um dos órgãos ligados à Epagri, essas próximas 48 horas devem nos transportar para aquela última semana de janeiro em que nossas casas e locais de trabalho mais pareciam um forno do meio-dia em diante. E, além do calor, o Ciram também informa que as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul poderão ter céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia, com risco de temporal, com ventos fortes e granizo. Não estranhe se a temperatura passar dos 40°C em toda a extensão do Litoral e região Norte de SC. Tudo isso em face de um sistema de baixa pressão no Oeste da região Sul do Brasil, que antecede uma frente fria que deve chegar na quarta-feira. Já tem gente fazendo piadinha e dizendo que a “Celesc agradece”.

Retorno Às aulas
Sempre é bom lembrar que o retorno dos alunos da rede municipal de ensino não se dará nessa segunda, a exemplo do que acontece na rede estadual. Conforme a Fundação Municipal de Educação de Tubarão, o ano letivo 2019, para a educação infantil, se dará a partir do dia 19, terça-feira da semana que vem, enquanto o ensino fundamental retorna um dia após, na quarta, 20. As datas são diferentes devido ao programa de capacitação, que, pela primeira vez, inclui os professores admitidos em caráter temporário (ACT’s).

Escolas reformadas
Chama atenção o fato de que janeiro e fevereiro, meses sem nenhuma atividade na FME de Tubarão, neste 2019 estão sendo diferentes. Com a implantação do Programa de Adoção de Escolas e Centros de Educação Infantil, coincidentemente uma lei de autoria do atual secretário, professor Maurício da Silva, empresas que aderiram em parceria com a fundação estão revitalizando, reformando e ampliando escolas e centros de educação infantil. Vamos falar mais sobre isso.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL