MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Quinta-feira, 08/11/2018, às 06:00

Sob o comando de Ferreira

Confirmando o que já vinha sendo especulado por alguns setores da imprensa, o governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou ontem que o comandante de sua equipe de transição será mesmo o professor Luiz Felipe Ferreira, do Departamento de Ciências Contábeis da Ufsc. Ferreira, que também é pós-graduado em Engenharia Ambiental, tem larga experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Financeira e Gerencial, e atuação nos temas de contabilidade da gestão socioambiental, evidenciação ambiental, governança tributária e auditoria ambiental. É autor de trabalhos publicados em periódicos e em anais de eventos científicos. Integram a equipe ao seu lado mais dez profissionais, todos técnicos em diversas áreas.

Valorizando as mulheres
Meio que no sentido oposto do que foi feito em nível federal pela equipe de transição do futuro presidente Jair Bolsonaro, que deixou para anunciar nomes de mulheres somente numa segunda chamada, Carlos Moisés já colocou, de cara, seu “bloco feminino” de apoio na rua. Do grupo, dos 11 anunciados ontem, três são mulheres: Naiara Czarnobai Augusto, Iara Costa Leite e Queila de Araújo Duarte. A primeira é vinculada ao Ministério Público; a segunda, professora de Relações Internacionais; e a terceira, procuradora do Estado. Pra quem vive no meio jurídico de Tubarão, o nome de Naiara Czarnobai Augusto não é estranho.

Ligações com Tubarão
  Possui graduação em Direito pela Unisul e pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal pela Univali. Realizou estágio extracurricular na subseção judiciária de Tubarão, na procuradoria-geral federal do INSS, bem como em gabinete de juiz de Direito. Foi selecionada em primeiro lugar para estágio na Justiça Federal de SC e em quinto lugar para estágio na Procuradoria da República em Tubarão-SC. Tem experiência na área de direito tributário, sucessões, responsabilidade civil, contratos, previdenciário, cidadania, dentre outras. Já exerceu cargo de assessoria no TJ-SC e atualmente é assessora de gabinete do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Núcleo de inteligência  
A escolha de Naiara para integrar a equipe, porém, não parece ter sido apenas por ser conhecida do futuro governador. Pesou, e muito, o fato de trabalhar no Núcleo de Inteligência do Centro de Apoio Operacional Técnico do Ministério Público de Santa Catarina. Ademais, Naira é a idealizadora do Projeto Trendlaw, que aborda temáticas do direito digital, propriedade intelectual e empresarial, além do Projeto MulieresIura, voltado para agregar conhecimento jurídico em relação à violência doméstica, consumo responsável, família e questões trabalhistas. Colunista de sites do mundo jurídico, possui diversos trabalhos publicados. É autora, inclusive, de um artigo premiado num congresso internacional sobre transmissão de bens digitais. Ou seja: uma expert na área.

A ajuda de João Doria
Qual o efeito que teve o fato de ter colado sua candidatura à onda “Bolsonaro”, ninguém sabe ao certo, mas a verdade é que, tendo sido positivo ou não, parece que o futuro governador de São Paulo, João Doria, resolveu retribuir e já começou a mexer os pauzinhos para tirar o PSDB do obscurantismo a que foi submetido com a derrota acachapante de Alckmin, e dar um rumo definitivo aos posicionamentos políticos e ideológicos do partido, que sobre sua batuta tende a ser mais de centro-direita. Não por acaso, disse ontem que o PSDB não ficará mais em cima do muro.

Bancada em Brasília
A afirmação foi feita durante um almoço que teve em Brasília com integrantes da atual bancada da sigla na Câmara Federal. Em alto e bom som, Doria lascou que o “PSDB, agora, vai ter lado e não ficará mais em cima do muro”. O governador eleito disse ainda aos tucanos presentes que o partido precisa auxiliar Jair Bolsonaro na aprovação das propostas no Congresso. De tolo, Doria não tem nada. Busca, desta forma, a aproximação que poderá lhe ser útil em nível estadual, já que o partido de Bolsonaro, o PSL, terá a maior bancada na Assembleia Legislativa. É o famoso “toma lá, dá cá”, sem troca de cargos ou outras imoralidades mais.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL