MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Terça-feira, 13/03/2018, às 06:00

Burocracia

A burocracia continua atrapalhando o desenvolvimento das atividades da Guarda Municipal de Tubarão. Após meses da conclusão do curso exigido para a renovação do porte de arma por parte dos guardas, eles esperam pacientemente pelo trâmite do processo junto à Polícia Federal. Esse Brasil realmente não anda. E ainda tem gente que teima que é fácil ter uma arma e tirar a licença de porte. Se para a Guarda Municipal, que já tinha o porte, renovar está sendo esse imbróglio todo, imagina para um cidadão comum. 

AREA-TB na área
Pois a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (AREA-TB) está mesmo decidida a interagir de forma mais consistente com as coisas da cidade. Depois de ter auxiliado na elaboração do termo de referência do projeto para a passarela que será construída defronte à Unisul, a instituição já está sendo convidada pelo prefeito Joares Ponticelli a fazer uma análise crítica do projeto que for vencedor do certame contrato pela municipalidade. Nessa semana saberemos qual a empresa executará o projeto e, após concluído, o que deve acontecer em, no máximo, 60 dias. Este será levado para avaliação dos profissionais da AREA-TB. Só após isso é que vai para a licitação. 

Justiça lenta?
  Nessa semana em que está prevista a paralisação de juízes e procuradores pela manutenção do auxílio-moradia, surgiu na capital federal uma pergunta/piada: “Juízes em greve: será que agora a Justiça fica lenta no Brasil?”. E por falar em Justiça, o site jurídico Jota ouviu ex-presidentes do STF sobre a possibilidade de levar o pedido de habeas corpus preventivo de Lula “em mesa” para julgamento – ou seja, sem estar pautado. Para Carlos Velloso, ex-presidente do STF, o caso do petista não preenche os requisitos necessários para ser julgado sem estar pautado. Ayres Britto, também ex-presidente do Supremo, evitou comentar a situação do HC de Lula, mas disse que é “muito raro” haver julgamento em mesa no Supremo.

26 anos
Diversas atividades estão sendo preparadas para a semana do aniversário do município de Capivari de Baixo. A programação acontece de 23 a 31 de março. No dia 30, feriado municipal e nacional, Capivari de Baixo completa 26 anos de emancipação político-administrativa. Estão previstos para todo o decorrer da semana espetáculos com peças teatrais; música instrumental; e eventos esportivos, com torneios de futsal masculino e feminino, vôlei de areia de dupla, feminino e masculino, capoeira, jiu-jitsu, halterofilismo e basquete. A programação promete.

Campanha da Fraternidade
Esteve ontem na Câmara de Vereadores o bispo diocesano Dom João Francisco Salm. Acatando uma solicitação do vereador Maurício da Silva, da bancada do PPS, o bispo discorreu sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como lema “Vós sois todos irmãos”, e versa sobre o tema “Fraternidade e superação da violência”. Na ocasião, o bispo ressaltou a importância de conscientizar a todos sem que sejam tomadas medidas repressivas que possam gerar ainda mais violência.

Internet para todos
O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram o termo de adesão ao programa “Internet para Todos”. O evento, em Brasília, também contou com a participação de governadores e prefeitos. O objetivo é levar conexão banda larga de alta velocidade a todos os municípios brasileiros. Segundo o governo, o programa vai beneficiar cerca de 40 mil localidades em todo o país. Em Santa Catarina, tivemos 150 municípios que aderiram ao programa.

Conexão
A conexão da internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Assim, o programa vai oferecer à população conectividade a preços reduzidos. O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. Com isso, as prefeituras vão indicar onde serão instaladas as antenas para a distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL