MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Quarta-feira, 05/06/2019, às 06:00

Descaso que mata

A água contaminada mata mais de meio milhão de pessoas por ano, e contribui para a disseminação de enfermidades. Em 80% dos países, o investimento para o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e a higiene são insuficientes para alcançar as metas de salubridade pretendidas. De acordo com dados fornecidos pela ONU, cerca de 663 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes adequadas de água, 946 milhões praticam a defecação ao ar livre, e a “água poluída é mortal para crianças severamente desnutridas, assim como a falta de comida”. O Unicef alerta que mais de 800 crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias de diarreia associada à falta de água e higiene. Aproximadamente 27 milhões de pessoas não têm acesso à água potável em países que enfrentam ou estão em risco de fome, como Iêmen, Nigéria, Somália e Sudão do Sul. Estes dados estão no site fama2018.org., e neste Dia Mundial da Ecologia e Meio Ambiente serve para nossa reflexão.

Entrelinhas

Devido às condições climáticas e do solo, as obras de saneamento em Tubarão levaram ontem o prefeito Joares Ponticelli a conceder uma coletiva para anunciar a prorrogação de prazo para a Tubarão Saneamento terminar a primeira parte do serviço. O novo aditivo passa de 30 de outubro para 28 de fevereiro a conclusão das obras.

A primeira visita de Sérgio Moro a Santa Catarina já tem data marcada. A convite do deputado federal Daniel Freitas (PSL), o ministro da Justiça percorrerá três cidades no dia 12 de julho. Moro vai participar da entrega de equipamentos ao sistema prisional em Florianópolis, Tubarão e Criciúma, onde será palestrante das comemorações dos 75 anos da Acic (Associação Comercial). O roteiro completo ainda não foi definido.

A Tubarão Saneamento inaugurou ontem a Estação de Desaguamento de Lodo (EDL), localizada anexa à Estação de Tratamento de Água, no bairro Fábio Silva. A obra, que custou mais de R$ 6 milhões, contribuirá com o meio ambiente e poderá, após estudos, ajudar economicamente o município, já que do lodo espera-se o desenvolvimento de um projeto para a fabricação de lajotas, tijolos ou similares.

Amanhã, a Associação Mãos que Salvam Vidas (Amavi) promoverá a segunda edição de “Um jantar em prol da vida”, em benefício do Hospital Nossa Senhora da Conceição. O evento será realizado na Hangar, às 20h. Os objetivos são: arrecadar recursos para melhorias no setor oncológico e agradecer à comunidade, com homenagens a algumas pessoas.

Prefeito de Tubarão e presidente da Fecam, Joares Ponticelli, viajou para Brasília, onde hoje, às 19h, na sede do Sebrae, participará da cerimônia de premiação nacional da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Tubarão foi o grande vencedor estadual na categoria ‘pequenos negócios no campo, com o projeto “Fomento da agricultura familiar com orgânicos para a merenda escolar”, e agora concorre ao prêmio nacional.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL