MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Terça-feira, 14/05/2019, às 06:00

Presos no Brasil

Santa Catarina tem 26.628 presos cumprindo regimes de detenção, 22.295 deles ocupando vagas em presídios. Por ter apenas 18.107 vagas oficiais disponíveis, o Estado vem com uma superlotação de 23%, de acordo com um levantamento divulgado recentemente. Os dados se referem aos meses de março e abril, os mais atualizados do país. O último levantamento nacional de informações penitenciárias, do governo federal, é junho de 2016, e apresenta uma defasagem de quase três anos. Apesar da falta de vagas, se comparada à situação dos demais estados da federação, Santa Catarina é o 2º Estado com menor superlotação. Fica somente atrás do Paraná, com 15,4% de pessoas encarceradas a mais do que vagas oficiais. O Estado diz que está construindo 954 vagas, número suficiente para cobrir o déficit. Outro problema diz respeito à ressocialização dos presos no Brasil, já que apenas 12,6 deles têm uma ocupação. O que fazer nesses casos?


Entrelinhas

Vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, estará representando o município na abertura hoje, às 19h, da 16ª Feincos, no Farol Shopping, com palestra da apresentadora global Glória Maria. O prefeito, Joares Ponticelli, representando a Fecam, foi para Belo Horizonte participar de um encontro da Confederação Nacional de Municípios.

Criado em 2005, quando abrigou José de Alencar, então vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no início da era PT, o PRB quer deixar para trás a aliança com a esquerda e se posicionar como opção para o eleitorado conservador. A legenda, que construiu nos últimos anos a maior bancada no Congresso, passará a se chamar “Republicanos”, e se denominará um partido de centro-direita.

Desde ontem, o especialista em Gestão de Transformação Organizacional e graduado em Administração Hospitalar Fábio Tadeo Teixeira é o novo diretor executivo do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele substitui o interino, Juliano Peters, que continuará sua função de diretor executivo do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

A taxa da coleta do lixo em Tubarão, cobrada em até dez parcelas mensais, através da empresa concessionária dos serviços de água e esgoto, teve o vencimento prorrogado até o dia 10 de junho. De acordo com o secretário da Fazenda, Raphael Bianchini da Silva, a medida visa dar um maior tempo ao contribuinte para quitar seu débito.

Graças ao governador Carlos Moisés e à intermediação dos deputados federais Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi, o problema relacionado à falta de bombeiros especializados no aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi foi solucionado ontem. A empresa Latam ontem mesmo já foi cientificada e deve voltar a operar nesta semana.

Decreto do prefeito Joares Ponticelli modifica duas leis do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado Pago. Uma refere-se ao pagamento que será feito através de pontos de venda credenciados, monitores ou por meio virtual a partir de smartphone ou congêneres. A outra diz respeito a caçambas de entulhos e demais equipamentos urbanos que também pagarão estacionamento quando ocuparem vagas.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL