MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Sexta-feira, 15/03/2019, às 00:00

Mais punições

Em 2018, 73 servidores públicos federais foram punidos por irregularidades e atividades contrárias à lei nos estados da região Sul. No Paraná, foram 34; em Santa Catarina, 26; e no Rio Grande do Sul, 13. Os dados fazem parte do levantamento divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), que reúne as penalidades expulsivas (demissão de servidores efetivos, cassação de aposentadorias e destituição de cargos em comissão, aplicadas por órgãos e autarquias). O total de registros na região Sul corresponde a 11,4% dos 643 agentes públicos punidos em todo o país, maior número na comparação dos últimos 16 anos. Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, como Caixa, Correios e Petrobras. O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção, inassiduidade e acumulação ilícita de cargos. Fica provado que não é verdade que servidor público pode fazer o que bem entender.

ENTRELINHAS

No ano  passado, Santa Catarina ganhou 27 novas cervejarias. O número total de fabricantes da bebida saltou de 78, em 2017, para 105 no último ano, uma alta de 34,6%. Nosso Estado passa a ser o quarto do país com mais empreendimentos do tipo, ficando atrás do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Presidente do Progressistas de Pescaria Brava, atual secretário de Saúde do município, Luiz Henrique Souza, declarou que a tendência na eleição do ano que vem é a manutenção da chapa Deyvison da Silva de Souza (MDB) e Lourival Izidoro (Progressistas) para disputar a reeleição. Segundo ele, todos estão satisfeitos com o trabalho realizado até agora.

Prefeito de Capivari de Baixo, Nivaldo de Souza, e representantes da Apae e do Ceaca assinaram um termo de fomento garantindo o repasse de R$ 51 mil e R$ 135 mil às entidades, respectivamente. O dinheiro para o Ceaca é oriundo de emenda do ex-deputado federal Jorge Boeira, e o da Apae, proveniente de indicação parlamentar ligada à Saúde.

Prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini da Costa, e a secretária Municipal de Educação, Grasiela Selau Schmitz, estão convidando a população para prestigiar, no dia 23, sábado, às 10h30, a solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Professora Néria de Souza Marques, localizado no bairro Beija-Flor.

Deputado federal Daniel Freitas, que foi indicado para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, estará hoje em Tubarão – cumprindo agenda na Amurel – , às 19h, e conversará com lideranças e correligionários. Antes, às 18h, no mesmo local, o parlamentar estará oferecendo um café para a imprensa, e ficará à disposição para entrevistas.

Advogado Léo Rosa de Andrade fez questão de esclarecer, para não deixar nenhuma dúvida, que a ação popular assinada pelo cidadão Felipe Deodato Pereira, a qual foi dada entrada na Comarca de Tubarão, é contra a Fundação Unisul e outros sete dirigentes e ex-dirigentes da instituição. Não tem nada contra a universidade.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL