MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Quarta-feira, 25/10/2017, às 06:00

Morre o médico dos pobres

Nascido em Rosário, no Maranhão, em 17 de setembro de 1992, e diplomado médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1952, Stélio Cascaes Boabaid faleceu ontem, aos 95 anos de idade. Adotou Tubarão como sua cidade em 1953, e ficou conhecido como o médico dos pobres, porque não se negava a atender aqueles que não podiam pagar. Casado com Rosina Cargnin, teve dois filhos. Por mais de 30 anos, prestou serviços ao Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ingressou na política no antigo MDB, elegendo-se prefeito em 1965 e, depois, deputado estadual por três vezes, entre 1979 a 1991, sendo a última vez no PMDB. De 1985 a 1986, presidiu a Assembleia Legislativa. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, decretou luto oficial e solicitou que o velório fosse realizado no Centro Municipal de Cultura, Museu Willy Zumblick. Às 14h haverá missa na Catedral e, após, o corpo de Stélio será levado a Içara, onde será cremado.

Entrelinhas

Com a participação de diversas entidades, a prefeitura de Santa Rosa de Lima promoverá amanhã e depois o 8º Seminário Estadual de Agroecologia. Durante os dois dias, uma série de palestras e oficinas abordará temas específicos relacionados à atividade. Detalhes no endereço agroecologiasrl.com.br.

O Parque Aquático Sandrini, na Guarda, em Tubarão, será palco do Festival Sul Catarinense de Cerveja Artesanal. O evento deverá reunir dezenas de fabricantes do produto e será realizado no dia 11 de novembro, contando com o apoio de diversas entidades. O lançamento será amanhã, às 20h, no Restaurante Sevens.

A Mulher e suas Potencialidades é o tema da palestra que será ministrada por Helda Elaine, a convite da Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), hoje às 19h, no auditório do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Toda a comunidade de Gravatal e interessados são convidados a participar.

Hoje, às 20h, no Clube 7 de Julho, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, entrega a Comenda do Mérito Willy Zumblick ao governador Raimundo Colombo, que confirmou presença, à ex-vereadora Lúcia Flávia Corrêa Garcia, e ao médico pediatra Arary Cardoso Bittencourt. Além do certificado, os homenageados receberão uma medalha, tendo de um lado o rosto de Willy e, de outro, o brasão do município.

O ano ainda não acabou, mas o presidente da Câmara de Tubarão, vereador Pepê Collaço, já comemora os resultados no que diz respeito à economia gerada com a redução do duodécimo quase pela metade. E projeta uma economia ainda maior para 2018. Nesta semana, a Câmara foi citada como bom exemplo pelo presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, em matéria publicada pelo jornal Diário Catarinense.

Em Brasília, o tubaronense Altamiro Perdoná, funcionário da Cecrisa (antiga Incocesa) desde 4/11/1974, e licenciado para exercer a atividade de dirigente sindical, foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário para o período de 2017 a 2021. Eleito por unanimidade, Altamiro já foi presidente do Sindicato e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, do Mobiliário e de Cerâmica.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL