MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Terça-feira, 19/01/2016, às 06:00

A desigualdade é alarmante

Divulgado ontem, o relatório da ONG internacional Oxfam, com sede na Inglaterra, revela que a desigualdade atingiu níveis alarmantes em todo o mundo. Dados comprovam que o patrimônio do pequeno grupo de bilionários que compõem os 1% mais ricos do mundo, do qual fazem parte empresários como Bill Gates, Carlos Slim, Warren Buffett e o brasileiro Jorge Paulo Lemann, já é maior que a riqueza de 99% da população mundial. No ano passado, a Oxfam estimava que isso fosse ocorrer em 2016. No entanto, ocorreu em 2015, um ano antes, destaca a ONG, que pretende pressionar os líderes presentes em Davos a combater a desigualdade mundial. Uma das medidas propostas é o fim dos paraísos fiscais. Amanhã, em Davos, na Suíça, começa o Fórum Econômico Mundial, com o objetivo de debater a Quarta Revolução Industrial com a participação dos homens e mulheres mais poderosos do mundo.

Entrelinhas

Prefeito de São Ludgero, Volnei Webber, PMDB, está colocando seu nome à disposição do partido para novamente disputar o cargo em 2 de outubro. Sua preferência é que o atual vice, Ibaneis Lembeck, o Iba, também do PMDB, seja seu vice novamente.

Na operação Fim de Ano, entre 30 de dezembro e 5 de janeiro, os aeroportos do Brasil apresentaram uma pontualidade de 95%. Das 15.174 partidas programadas, apenas 4,9% saíram com atraso superior a 30 minutos. Sobre isso a grande imprensa nada registra. Se fosse o contrário, seria primeira página.

Uma das demandas do Oeste catarinense que ainda continuam no papel é a das ferrovias. A expectativa é que sejam concluídos até o fim deste ano os projetos básicos das ferrovias Norte/Sul ligando Chapecó a Panorama, SP e Rio Grande, RS, e da ferrovia da integração, ligando o Oeste aos portos.

Secretário da Saúde de Grão-Pará, Marcio Borba Blasius, o popular Marcinho, deixará o cargo em abril para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo PSD. Marcinho também se colocou à disposição para ser candidato a prefeito ou vice. Sobre isso, conversou com o deputado Zé Nei Ascari.

Deputado federal Edinho Bez está aproveitando o recesso da Câmara para uma viagem oficial à Espanha e uma esticadinha por sua conta a Portugal. Enquanto isso, o diretório de Capivari de Baixo aguarda seu posicionamento sobre a intervenção pedida por Luiz Carlos Brunel Alves.

O jornalista e apresentador da Rede Bandeirantes José Luiz Datena anunciou ontem em seu programa de rádio que não será mais candidato à prefeitura de São Paulo este ano. “Como poderia ser candidato por um partido que levou mais de 300 milhões de reais da Petrobras?”, disse. Datena é filiado ao PP.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão informa que as obras do terreno onde está sendo implantado o Parque Industrial, na divisa com Capivari, seguem dentro do cronograma. A área possui 80 mil metros quadrados e cerca de 40 mil já foram aterrados e recobertos com argila.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL