MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 09/07/2019, às 06:00

Margarina ou manteiga?

Há exatos sete anos, eu escrevia o primeiro artigo para a coluna Nutrição & Bem Estar e, para comemorar essa data especial, vou falar sobre um assunto que ainda intriga muita gente. Afinal, qual é a principal diferença entre a manteiga e a margarina? Qual a melhor opção? Posso incluir esses alimentos na minha dieta?

Bom, de regra geral os dois produtos são utilizados praticamente para a mesma finalidade: passar no pão, untar formas ou adicionar gordura a alguma preparação. Porém, a principal diferença entre elas é o tipo de gordura.

A manteiga é de origem animal, ela resulta de um processo de separação entre a gordura do leite e as partes líquidas. Geralmente, é feita a partir do leite de vaca e sua coloração varia entre branco e amarelo mais denso, dependendo de como era a alimentação do animal. Uma peculiaridade da manteiga é que, como depende de um único ingrediente, pode ser feita em casa.

Já a margarina não é derivada de absolutamente nada, ela é completamente feita pela indústria com um processo de hidrogenação de óleos vegetais, água, sal, emulsificantes e, em algumas, é utilizado leite. São as famosas gorduras trans, que estão presentes em muitos outros alimentos industrializados que não devem fazer parte da rotina alimentar de ninguém.

Portanto, a melhor opção é a manteiga, mas não esqueça de olhar sempre os rótulos e escolher a que apresenta menos aditivos químicos – que servem para aumentar o tempo de prateleira.

Outras fontes de gorduras boas são o azeite de oliva extra virgem, óleo de coco e manteiga ghee. Todas essas, mesmo sendo mais saudáveis, não devem ser consumidas em excesso, principalmente para quem está em fase de emagrecimento. Atendimento nutricional – Sesi Clínica Tubarão: (48) 3621-9333.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL