MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 11/06/2019, às 06:00

Festa Junina X Dieta

Esse é um mês muito esperado para aqueles adeptos às festas juninas. Regado a muita música, diversão e, claro, comidas típicas, fugir dessas tentações é quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade e optar por aquelas comidas mais ricas em nutrientes – nunca esquecendo do mais importante na nutrição: equilíbrio!

O maior problema das comidas típicas é que a maioria delas apresenta altas quantidades de açúcares e gorduras, o que compromete todo o equilíbrio do organismo.

Abaixo, veja uma tabela com as calorias de algumas preparações típicas das festas juninas:

Milho verde:    1 espiga pequena (100g) -       132 kcal
Paçoca:    1 unidade (30g) -       114 kcal
Canjica:    1 pote pequeno (100g) -       113 kcal
Bolo de aipim com coco:     1 fatia (80g) -        243 kcal
Pamonha:    1 unidade pequena (50g)  -      127 kcal


Dê preferencia às comidas de verdade, que não apresentam açúcares, creme de leite e leite condensado na preparação. Assim, você desfrutará das festas juninas sem culpa. Seguem abaixo alguns exemplos de comidas típicas deliciosas:

Milho: possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, B9, ferro e fibras, além de ser um alimento de fácil digestão.

Batata doce: possui carboidrato de médio índice glicêmico, e é um ótimo alimento para nos fornecer energia.

Abóbora cozida: possui vitaminas antioxidantes, como vitamina C e E. Seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame.

Amendoim: é rico em gorduras insaturadas que têm ação antinflamatória e vitaminas. É capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, porém as versões pé-de-moleque e paçoca são ricas em açúcares.

Como eu já venho falando há algum tempo, o importante é manter o equilíbrio. Pratique atividade física regularmente, alimente-se bem na maioria dos dias da semana para poder desfrutar de momentos com amigos e familiares. Não exagerar também é fundamental.

Até semana que vem. Atendimento Clínico Nutricional – (48) 99177 5052.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL