MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 09/04/2019, às 00:00

Carboidrato é o grande vilão, será?

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde – 7 de abril, hoje vou falar sobre um assunto polêmico: carboidratos. “Eles”, que vêm sendo alvo de muitas difamações, merecem, sim, uma coluna só deles. Para começar, gosto sempre de enfatizar que não existe alimento “vilão”, o que pode ser vilã, no caso, é a quantidade exagerada no consumo de tal alimento não muito saudável, porém, se for consumido vez ou outra, não tem grande problema.

É normal escutar em consultórios e academias pessoas afirmando que basta cortar os carboidratos à noite para perder gordura corporal. Mas a estratégia não é tão simples assim, e mais uma vez prevalece a famosa frase dos nutricionistas: “O que vale para um não vale para todos”. Os organismos são diferentes, as rotinas alimentares e de atividade física das pessoas também são diferentes. Cada um com a sua individualidade.

O carboidrato é a principal fonte energética na dieta. Quanto maior o gasto energético, maior a necessidade de carboidratos. Atletas que treinam até três ou quatro horas por dia precisam ingerir muito mais carboidratos que alguém que trabalha o dia inteiro sentado em frente a um computador e treina três vezes por semana, por uma hora.

Não existem regras, o que existe e deve ser preconizado é a correta manipulação dos nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) durante o dia. Quem realiza um treino pesado na parte da noite com certeza necessitará de carboidratos para um treinamento com bom desempenho.

Vale ressaltar alguns alimentos que são fontes de carboidratos de maior qualidade, como batata-doce, cará, inhame, arroz integral, macarrão integral, pães integrais, frutas e aveia. A escolha dos alimentos dependerá do nível da dieta e dos objetivos
pessoais.

Procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar adequado para a sua rotina. Atendimento Nutricional – (48) 991775052




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL